Conheça o Departamento Técnico de Produção do Serviço Funerário Município de São Paulo

O setor realiza, em média, 6.000 atendimentos por mês, para todos que sepultam um familiar no município de São Paulo

 

Na foto: O Diretor do Departamento Técnico de Produção Sidnei Castro

O Departamento Técnico de Produção do Serviço Funerário do Município de São Paulo é responsável pelo estoque e distribuição de urnas (caixões) e ornamentos cerimoniais, assim como pela logística dos carros funerários que fazem a remoção de corpos e os encaminha para velórios e cemitérios municipais de São Paulo.

Também executa a remoção de corpos de outros municípios e estados para serem velados e/ou sepultados em cemitérios e velórios públicos na capital paulista, e vice versa.

Sua sede se localiza na Vila Guilherme, zona norte da cidade, mas o setor conta com outros quatros polos de apoio, que ficam nos cemitérios de Vila Mariana, São Paulo, São Luiz e Itaquera. A divisão desses polos foi pensada com o objetivo de ampliar a distribuição do atendimento para áreas mais afastadas e melhorar a logística de atendimento dos serviços contratados.

O diretor do departamento, Sidnei Castro, explica que, além do aprimoramento dos polos para atender a demanda de outras regiões da cidade e a alocação de veículos nestes locais, sua equipe tem trabalhado para implementar outras melhorias na área. “O aumento no efetivo de motoristas dos carros funerários, a revisão constante da logística de atendimento destes carros e a ampliação/instalação de câmaras frias para estocagem dos enfeites florais, estão entre nossas metas”, exemplifica.

Para entender a importância do Departamento Técnico de Produção, é preciso compreender o impacto que seus serviços causam para a população paulistana. Por ano, somente o número daqueles que residem no município chega a aproximadamente 74 mil pessoas. Isto faz com que o Departamento Técnico de Produção realize, em média, 6.000 atendimentos por mês, para todos que sepultam um familiar na cidade de São Paulo.

Em breve, a sede do Departamento de Produção estará em novo endereço, com mais espaço e melhores condições de trabalho aos seus funcionários. “Esta mudança também impactará a nossa logística e distribuição das urnas para os cemitérios e outros polos, assim como a logística de transporte, diminuindo o tempo e oferecendo melhor qualidade de atendimento à população”, comenta Sidnei Castro.

O atendimento do Departamento Técnico de Produção do Serviço Funerário do Município de São Paulo começa após a contratação de velório e/ou sepultamento, em uma agência funerária municipal. Feita a contratação, é este departamento que acompanha todo o processo, desde o carro funerário (com os ornamentos) enviado para realizar a remoção dos corpos (em hospitais, residências ou IMLs, por exemplo), até o local onde será velado e por fim o sepultamento (cemitério). O departamento também é responsável pela ornamentação interna (flores) do falecido colocada nas urnas.

Fique atento!

Vale salientar que a lei estabelece que as atividades de remoção de corpos para velório, sepultamento e cremação constituem exclusividade do SFMSP (Lei Municipal nº 8.383/1979). Assim, é ilegal toda a ação de agentes particulares no âmbito da capital paulista, bem como proibida a abordagem de pessoas vinculadas a empresas funerárias particulares, com fins de agenciamento ou venda de artigos ou serviços dessa espécie nas dependências dos estabelecimentos de saúde, IML e SVOC (Serviço de Verificação de Óbitos da Capital), onde são emitidas as documentações de óbito.