Formação de professores adentra os muros do cemitério Consolação

Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Visando ampliar a oferta de atividades extracurriculares e inserir o tema para desenvolvimento interdisciplinar nas escolas municipais, a Diretoria Regional de Educação Ipiranga está oferecendo aos professores da sua área de abrangência, Vila Mariana, Ipiranga, Sé e Vila Prudente, aulas expandidas no cemitério Consolação, por meio da visita guiada.

A diretora regional, Maria Khadiga Saleh, após participar de evento do aniversário da cidade, no cemitério Consolação, vislumbrou a oportunidade de oferecer a aula expandida, parte do programa de Formação Permanente, para que os professores conhecessem a riqueza histórica abrigada na necrópole e, posteriormente, organizem a vinda de seus alunos para a visita guiada.
Mais de 100 professores e professoras se inscreveram para participar da formação e foram divididos em quatro grupos, dois no dia 17 e dois no próximo dia 20 de março, nos períodos da manhã e tarde.

Lúcia Salles França Pinto, superintendente do Serviço Funerário, recepcionou os professores participantes da primeira turma, ressaltando a importância do papel do educador para desmistificar a ocupação destes parques de memória, usando instrumentos como a arte e a história, presentes em abundância no cemitério Consolação.
 

O cemitério tornou-se a representação física do medo, cercado por muros e segregado da paisagem urbana, mas abrigam a história social e política da nossa cidade, além de obras de arte de diferentes linguagens artísticas.

"O cemitério não é tétrico e nem fúnebre e se você ainda tem medo de entrar aqui, e brinca: alma atravessa muro”, finaliza a superintendente.