Secretaria de Obras realiza seminário com faculdades de engenharia

Iniciativa coloca estudantes, professores e profissionais da administração municipal frente a frente com os desafios da infraestrutura da cidade

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), em parceria com a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), realizou nessa sexta-feira (30) a segunda edição do seminário “Engenharia – Ação na cidade de São Paulo: Desafios e oportunidades”. Com o apoio da Prefeitura de São Paulo, a iniciativa busca aproximar faculdades de engenharia, professores e alunos dos desafios enfrentados na infraestrutura de uma metrópole como São Paulo.

Parte da programação do seminário foi dedicada a uma palestra sobre cidades sustentáveis, ministrada pela professora de Direito Administrativo, Urbanístico e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie e presidente da Comissão de Direito Urbanístico da OAB-SP, Lilian Pires. Outro ponto importante do encontro, foi a premiação do concurso Engenharia Ação Cidade de São Paulo - Prêmio Engenheiro Mário Covas – 2021/2022, lançado na primeira edição do seminário, ainda em 2021.

O concurso busca novas soluções sustentáveis em três diferentes eixos. As equipes, formadas por alunos e professores orientadores, se debruçaram sobre questões referentes à eficiência energética de equipamentos públicos, geração fotovoltaica (energia solar e energia renovável) em obras da SIURB e destinação de resíduos sólidos (entulho gerado pela construção civil).

Nesta edição, o concurso teve a participação de nove equipes. Os alunos e professores eram ligados à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e Faculdade de Engenharia Industrial (FEI).

A equipe vencedora foi a IFSPower, com o projeto que trata sobre painéis fotovoltaicos, no eixo relativo às energias renováveis. Os projetos foram analisados por uma comissão julgadora formada por técnicos da SIURB, professores de faculdades associadas à ABENGE, fundações ligadas à engenharia e empresas atuantes no mercado. As equipes da FEI e MAUÁ, que também foram finalistas do concurso Engenharia Ação Cidade de São Paulo - Prêmio Engenheiro Mário Covas, receberam certificados por sua participação. A próxima edição do concurso será lançada em outubro, e terá como tema Cidades Sustentáveis.

Princípios de ESG - A sustentabilidade e as questões sociais são pontos de extrema importância em todos os trabalhos desenvolvidos na SIURB. Desse modo, os princípios de ESG (governança ambiental, social e corporativa) têm papel de destaque na parceria entre a Secretaria e a ABENGE. Para as intervenções de drenagem, são estudadas formas de tratar os resíduos gerados pelas obras, novas soluções para o controle das cheias na cidade e como reduzir os custos com a operação dos piscinões. Nas edificações públicas, a Secretaria busca incorporar sustentabilidade hídrica e elétrica, além de também minimizar os custos com a manutenção dos edifícios (garantindo sempre a segurança dos usuários). Para as pontes, viadutos e túneis da cidade, a pasta visa aprimorar os procedimentos de manutenção bem como adotar métodos construtivos e materiais mais modernos.
 

Assessoria de Imprensa - SIURB