Secretaria de Obras conclui recuperação estrutural do viaduto Bresser

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), por meio da SPObras (empresa pública vinculada à Secretaria), concluiu no início deste mês as obras de recuperação estrutural do viaduto Bresser, localizado na Zona Leste, sobre a Avenida Alcântara Machado. A intervenção, que faz pare do Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos da Prefeitura de São Paulo, recebeu um investimento de R$ 7,2 milhões, provenientes do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB).

 

Vista aérea do viaduto Bresser, sobre a Avenida Alcântara Machado

Para garantir a segurança de motoristas e pedestres, toda extensão do viaduto foi recuperada. Foi executado o tratamento das armaduras metálicas que estavam expostas, recuperação das fissuras com injeção de resina (no concreto e no pavimento), recuperação de 14 juntas de dilatação (espaço que permite a movimentação da estrutura), recuperação do passeio, alteamento do gradil, nova pintura e serviços de acabamento.

O viaduto Bresser é uma importante via de ligação entre os bairros da Mooca e do Brás. No horário de pico, mais de quatro mil veículos utilizam a estrutura a cada hora. Nos últimos anos, o viaduto foi atingido diversas vezes por veículos que trafegavam pela Avenida Alcântara Machado com altura acima da permitida. Para evitar esse tipo de acidente, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) instalou, em setembro de 2021, nova sinalização e um novo dispositivo de alerta para condutores de ônibus e caminhões que estiverem com excesso de altura.

Assessoria de Comunicação - SIURB
28/06/2022