Obras no Córrego Anhanguera auxiliam no combate às enchentes na região central da Cidade

Na região central, no bairro dos Campos Elísios, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) está construindo as novas galerias do Córrego Anhanguera. São 1.268 metros de túneis que irão melhorar a vazão do córrego. A Prefeitura de São Paulo está investindo R$ 28,3 milhões nas obras, iniciadas em 2019.

As novas galerias do Córrego Anhanguera entrarão em funcionamento em março. O sistema de microdrenagem (que leva a água das chuvas até as galerias) será finalizado em abril. As estruturas irão auxiliar no combate aos alagamentos nas alamedas Barão de Limeira, Nothmann, Ribeiro da Silva e Rua Barão de Campinas.

O projeto contempla o reforço de 273 metros das antigas galerias do Córrego Anhanguera além da execução de 995 metros de novas galerias. Construídos em aço e concreto, com diâmetro que varia de 2 metros a 2,5 metros, os novos túneis são mais resistentes e modernos que os antigos, que foram feitos em alvenaria com dimensão de 2,25 metros por 1,55 metro.

Para preservar a saúde dos operários durante a pandemia do coronavírus, os trabalhos foram paralisados entre março e junho de 2020. Como as obras são realizadas em ambiente confinado, subterrâneo e com equipes de até oito operários, a transmissão do vírus poderia acontecer de forma rápida. As obras foram retomadas após a instalação de novo sistema de ventilação e filtragem de ar nos túneis, além do fornecimento de novas máscaras de proteção para os trabalhadores.

Assessoria de Imprensa - SIURB