Prefeitura conclui novo trecho da canalização do Córrego Mirassol, na Zona Sul

Obras ajudarão a mitigar as enchentes nos bairros da Saúde e Vila das Mercês

 O prefeito Bruno Covas, junto com o secretário em exercício Mario Mondolfo (Infraestrutura Urbana e Obras), inaugura nessa quinta-feira (5) o novo trecho de canalização do Córrego Mirassol, na Zona Sul da cidade. A intervenção faz parte da Meta 9 do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê a redução de 12,6% (2,77Km²) das áreas inundáveis do município. As obras, que estavam paralisadas desde 2012 por falta de recursos, foram retomadas em setembro de 2017 pela atual gestão.

“Aqui é um projeto de 2010, interrompido em 2012 e depois interrompido de novo em 2016. Foi retomada agora e muda a vida das pessoas aqui no bairro. Com essa canalização, as enchentes devem ser contidas, dobra a vazão da água, havia casa já desmoronando sobre o córrego. É uma satisfação concluir essa obra, que não só muda o paisagismo do local, mas garante segurança à população que mora aqui”, explicou o prefeito Bruno Covas.

O novo trecho de canalização, entre as ruas Simão Lopes e Dom Vilares e também entre as ruas dos Operários e Gilka, possui 1.280 metros de extensão e foi concluído em julho deste ano. Neste trecho foi realizada a canalização e novo sistema de microdrenagem, responsável por captar as águas na Rua dos Operários e direcioná-las para as novas galerias.

Atualmente está em obras o trecho do Córrego Mirassol localizado entre a Rua Dom Vilares e Av. Nossa Senhora da Saúde, com uma extensão de 359 metros. Nesta etapa, onde o córrego já é canalizado, está sendo implantado reforço da galeria existente, aumentando assim a capacidade de vazão. Os trabalhos foram iniciados em março e serão concluídos em novembro.

Com a conclusão da atual etapa de obras, estarão executadas todas as intervenções previstas no contrato. Para a canalização do Córrego Mirassol, entre Rua dos Operários e Av. Nossa Senhora da Saúde, estão sendo investidos R$ 8,5 milhões por meio de recursos do Fundo de Desenvolvimento urbano-FUNDURB e do Fundo Municipal de Saneamento-FMSAI.

Obras entregues e em andamento

Em dezembro de 2018 a SIURB entregou o terceiro piscinão do Córrego Cordeiro (ZS), com capacidade para armazenar 50 mil metros cúbicos de água.

No córrego Ipiranga (ZS), as obras dos dois reservatórios no Viaduto Aliomar Baleeiro tiveram início em agosto de 2017 e serão finalizadas em 2019, o reservatório Lagoa Aliperti está em fase de montagem do canteiro de obras.

Sobre as obras do Córrego Zavuvus, a SIURB retomou os trabalhos no último dia 31, com a execução das galerias que farão a ligação entre a canalização já executada e o Rio Jurubatuba, garantindo assim a funcionalidade das obras e diminuindo o efeito das cheias na região. O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou, em 2017, falhas nos contratos das obras, elaborados pela gestão concluída em 2016, motivo pelo qual o trabalho havia sido suspenso. A atual gestão propôs um plano de saneamento dos 3 contratos da obra. O TCU liberou a elaboração dos projetos executivos dos lotes 1 e 2, que foram aprovados e estão em fase de revisão dos custos da obra e atendimento às exigências do licenciamento ambiental. Já os projetos executivos e a revisão dos custos das obras referentes ao Lote 3 foram aprovados pela SIURB e pela Caixa Econômica, o que possibilitou a retomada dos trabalhos.

Já as obras do Córrego Paciência (ZN) tiveram início em agosto de 2018. Foi concluído em fevereiro de 2019 um trecho de canalização de 260 metros entre seu desemboque, no Rio Cabuçu, e a Rodovia Fernão Dias. Este ano ainda está previsto o início das obras nos trechos entre a Ferrovia Fernão Dias até a Rua Aperibé, entre a Rua Flávia até Avenida Jardim Japão e da Avenida Jardim Japão até montante do reservatório. No último dia 31 de dezembro a Prefeitura de São Paulo firmou compromisso com o Ministério das Cidades para o financiamento das intervenções no córrego.

Em junho de 2018 tiveram início também as obras do reservatório R3, no Córrego Tremembé (ZN), com previsão de conclusão para 2019. Ainda no Córrego Tremembé, em outubro de 2017 foram concluídos os trabalhos de canalização entre as ruas Imbiras e Casuarinas; em julho de 2018 foram finalizadas as obras de canalização entre a Av. Sezefredo Fagundes e Rua Rodolfo Cavinato; foram iniciadas as obras do reservatório R1 localizado no Horto Florestal, com previsão de conclusão também para este ano.

Sobre as obras do Sistema de Controle de Enchentes na Bacia do Ribeirão Perus (ZN), SIURB informa que o contrato para readequação dos projetos foi assinado em maio deste ano. No dia 26 de dezembro de 2018, a SIURB assinou contrato com a Caixa Econômica Federal para liberação de R$ 200 milhões para execução das intervenções. O projeto prevê a construção de cinco reservatórios no Ribeirão Perus.

No Córrego Aricanduva (ZL) a obra no reservatório R7 será retomada no segundo semestre deste ano. Ela havia sido suspensa para readequação contratual e de projeto, devido a interferências (redes de gás). Anteriormente, já havia ficado nove meses paralisada porque a gestão terminada em 2016 iniciou os trabalhos apenas com projeto básico. Em 2017, a atual administração fez o projeto executivo para retomar a construção em fevereiro de 2018. A previsão é que o reservatório seja concluído seis meses após a retomada dos trabalhos – 50% da obra foi executada. O reservatório R3 aguarda aprovação dos projetos executivos para ter suas obras iniciadas, e o reservatório R8 está em fase de finalização do projeto – ambos estão localizados no Córrego Aricanduva e terão suas obras iniciadas no segundo semestre desse ano. O reservatório R6 do Córrego Aricanduva foi entregue pela atual gestão em dezembro de 2017.

Pelo Programa de Redução de Alagamentos (PRA) foram concluídas, em dezembro de 2017, as obras nas ruas Joaquim Odorico Teixeira (ZS) e Pinheiro Machado (ZO); em maio de 2018, foram finalizados os trabalhos na Rua Lourenço Prado (ZO) e, em agosto de 2018, terminadas as intervenções nas ruas Formoselha (ZL) e Garapeba (ZS). Em março foram concluídas as obras da Rua Chacurú (ZL) e Poetisa Colombina (ZL), em junho foi concluído o piscinão da Av. Diógenes Ribeiro de Lima, que já está em operação.

Estão em execução as obra da Rua Armando Cardoso Alves , Avenida Cipriano Rodrigues e o Córrego Afluente J, todas na Zona Leste com previsão de entrega ainda para 2019.

SIURB está finalizando os Cadernos de Drenagem (plano de controle de cheias) para as bacias dos córregos Uberaba e Anhangabaú. Os estudos serão concluídos neste ano.

Secretaria Especial de Comunicação
5/9/2019