UPA Perus terá capacidade de atender 16 mil pacientes por mês

A unidade, atual Pronto Socorro Municipal de Perus, tem previsão de entrega no mês de julho

O prefeito Bruno Covas e os secretários municipais Vítor Aly (Infraestrutura Urbana e Obras) e Edson Aparecido (Saúde), vistoriaram, nesta sexta-feira (29), as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Perus, na Zona Norte da capital. Trata-se da ampliação do Pronto Socorro Municipal Perus. A UPA está sendo implantada em um terreno de 4.000 m² e, quando concluída, terá 2.100 m² de área construída. A Prefeitura está investindo R$ 6,2 milhões na unidade.

“Essa é uma das obras que encontramos parada quando assumimos o governo em 2017. Finalmente estamos em fase de conclusão e podemos inaugurar essa UPA no início de julho”, destacou o prefeito Bruno Covas.

Já foram executados 80% dos trabalhos: infraestrutura, instalações hidráulicas, elétricas e de portas; cobertura e pisos externos estão prontos. No momento, são realizados serviços de pintura interna e externa e colocação de pisos internos. Como todas as obras empreendidas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB), a UPA Perus atenderá a todas as normas de acessibilidade.

O equipamento terá capacidade de atender, em média, 16 mil pacientes por mês, que terão à disposição salas de medicação, inalação, curativos, sutura e coleta de exames, além de farmácia. A população contará, ainda, com atendimento de urgência nas áreas de clínica médica, pediatria, ortopedia, odontologia e cirurgia. Na UPA não são realizadas cirurgias: o médico faz pequenas intervenções, como suturas e drenagens.

O local terá salas de observação com 18 leitos para adultos, sendo nove para mulheres e outros nove para homens. Oito leitos estarão disponíveis na pediatria. A sala de emergência contará com seis camas hospitalares.

A mudança do atendimento do PSM Perus para a UPA Perus será importante para ampliar as condições de atendimento de urgência à população local.

Secretaria Especial de Comunicação
29/03/2019