Prefeitura libera o tráfego de carros e caminhões no viaduto da Marginal de Pinheiros

Testes de carga comprovaram que a estrutura está pronta para o trânsito da Marginal de Pinheiros

Após quatro meses em obras, o viaduto da Marginal Pinheiros foi liberado à circulação de todos os tipos de veículos – leves e pesados – a partir deste sábado (16). A Prefeitura liberou o tráfego dois meses antes do prazo inicialmente previsto (15 de maio). As operações foram acompanhadas pelo prefeito Bruno Covas e pelos secretários Vitor Aly (Infraestrutura Urbana e Obras) e Edson Caram (Mobilidade e Transportes).

Para liberação da via, a JZ Engenharia e Comércio Ltda., responsável pela obra emergencial de recuperação da estrutura, realizou testes de carga que comprovaram a estabilidade do viaduto. Dois tipos de teste foram feitos. No teste dinâmico, uma carreta com 55 toneladas se deslocou em velocidade constante. No teste estático, 45 caminhões, cada um com 26 toneladas, ficaram parados sobre o viaduto em locais pré-determinados.

Para o teste foram utlizados 45 caminhões com 28 toneladas cada

Para medir o comportamento da estrutura, foram instalados 49 sensores ao longo da pista e nos pilares que, por meio de sinal elétrico, captam a movimentação da ponte fora do padrão.

Histórico
Poucas horas após o incidente, no dia 15 de novembro de 2018, foi iniciado o escoramento de 120 dos 200 metros da parte da pista (tabuleiro) que cedeu. Todos os esforços de engenharia ficaram voltados para preservar a estrutura do viaduto. Ao lado do pilar sobre o qual a pista cedeu, foi feito outro, de apoio, com três macacos hidráulicos, para aliviar o peso do tabuleiro.

Após 15 dias, foi realizada a bem-sucedida operação para que fosse reerguida a estrutura. O processo, conhecido na engenharia como macaqueamento, foi concluído uma semana antes do previsto.

Foram utilizados seis macacos hidráulicos, cada um com capacidade para erguer 300 toneladas. A instalação dos equipamentos foi feita sobre um bloco de reação apoiado em dez estacas. Trabalharam na operação 60 operários e engenheiros da JZ Engenharia, 17 engenheiros, técnicos e topógrafos da São Paulo Obras (SPObras), responsável pelo gerenciamento da obra.

Para recuperar o viaduto, foram aplicadas fibras de carbono no tabuleiro (pista), material mais resistente e durável que substitui o aço; foi recuperada a junta de dilatação e substituídos os aparelhos de apoio de dois pilares. O investimento nesta etapa das obras é de R$ 19,9 milhões.

Outros R$ 6,58 milhões devem ser aplicados na execução das reformas no viaduto. Entre as principais intervenções estão previstas: trocas de juntas de apoio, de duas juntas de dilatação (no começo e no final da estrutura) e dos guarda-corpos, além da correção de fissuras nos pilares. O edital de licitação foi lançado no dia 16 de fevereiro e as propostas devem ser entregues no dia 12 de abril.

Manutenção
A SIURB já vistoriou 33 pontes e viadutos. Deste total, em 16 Obras de Arte Especiais (OAE) foram contratadas empresas para realizar laudos estruturais por emergência. Nas 17 restantes os laudos serão contratados por licitação pública.

Nove empresas estão realizando laudos estruturais por emergência, uma espécie de radiografia de cada uma das estruturas. Desde janeiro, quando os trabalhos foram iniciados, a Prefeitura interditou parcialmente a Ponte da Freguesia do Ó e a da Casa Verde, além da Ponte da Marginal do Tietê que dá acesso à Dutra, que foi totalmente interditada após a constatação do rompimento de uma viga. Todas as medidas adotadas têm o objetivo de garantir a total segurança da população.

Na Ponte da Dutra já foi feito teste de carga para que a G2O Gerenciamento de Obras Ltda., responsável pela obra emergencial, possa avaliar se a estrutura apresenta algum problema adicional, após o rompimento da viga. Nela também está sendo feito laudo estrutural pela Concremat Engenharia e Tecnologia. Até o dia 22, será possível avaliar quais as obras a serem realizadas para recuperá-la.

A Ponte da Freguesia do Ó passará por uma obra emergencial para recuperação das vigas de sustentação. A contratação da EGT Engenharia para execução dos trabalhos foi publicada no Diário Oficial no último dia 14. O projeto executivo para recuperação das vigas da Ponte da Casa Verde acaba de ser concluído. A secretaria está definindo com a CET os bloqueios necessários para execução das obras. Outras 40 OAE estão sendo vistoriadas para definir em quais delas há a necessidade de contratação de laudos com dispensa de licitação.

Quando a SIURB concluir os laudos e obras das 73 OAEs, terá atendido ao extinto Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público em 2007, que vinha sendo cumprido até 2012, mas foi abandonado pela gestão anterior e retomado pela atual. A secretaria, no entanto, continuará executando os trabalhos até atingir as 185 pontes e viadutos sob a responsabilidade do município, como determinou o prefeito Bruno Covas. Importante lembrar que a SIURB também está realizando um novo cadastramento de OAE.

Secretaria Especial de Comunicação
16/03/2019