Prefeitura firma acordo com o Governo Federal para melhorias no Córrego Paciência, na Zona Norte da capital

Repasse de R$ 143 milhões garantirá a execução da canalização e a implementação de um reservatório para amortecimento de cheias

 O prefeito em exercício Milton Leite assinou nesta segunda-feira (31), a autorização para execução da segunda etapa do Termo de Compromisso firmado entre a Prefeitura de São Paulo e o Ministério das Cidades para melhorias no Córrego Paciência, na Zona Norte da capital.

Prefeito em exercício e autoridades municipais

O acordo prevê a execução da canalização associada a implantação de um reservatório para o amortecimento de cheias, parque linear ribeirinho e sistema viário no córrego e afluente, com repasses do Governo Federal de mais de R$ 143 milhões.

O córrego Paciência tem uma extensão de cerca de 4 km e nasce junto a rua Cruz de Malta, segue paralelo a avenida Júlio Buono por 3 km, atravessa a avenida Mendes da Rocha e segue paralelo a avenida Sanatório por mais 900 metros, até passar sob a rodovia Fernão Dias por mais 240 metros, até desaguar na margem direita do Rio Cabuçu de Cima.

O córrego Maria Paula é afluente da margem direita do córrego Paciência. Nasce próximo a rua Zalina Rolin, segue na direção da rua Crispin Duarte, segue paralelo a rua Carlos Alberto Luiz e a rua Gertrudes, atravessa sob a avenida Júlio Buono, até desaguar no córrego Paciência.

Contenção de enchentes

A Prefeitura de São Paulo segue investindo em obras para contenção de enchentes. No último dia 21 de dezembro foi entregue o piscinão RCO1 do Córrego do Cordeiro, em Americanópolis, na Zona Sul. O novo reservatório, na Rua Álvares Fagundes, 957, tem capacidade para armazenar 50 mil m³ de água, o equivalente a 20 piscinas olímpicas.

Outras obras de drenagem em execução

No córrego Ipiranga (ZS), as obras do reservatório R2-Aliomar Baleeiro tiveram início em agosto de 2017 e serão finalizadas no 2º semestre de 2019. No Córrego Mirassol (ZS), a canalização foi retomada em agosto de 2017. Ela estava paralisada desde 2012 por falta de recursos. Já foram executados 1.932m de novas galerias e os trabalhos devem ser concluídos em março de 2019.

No Córrego Tremembé (ZN), tiveram início em junho de 2018 as obras do reservatório R3, com previsão de conclusão para janeiro de 2019. Ainda no Córrego Tremembé, em outubro de 2017 foram concluídas as obras de canalização entre as ruas Imbiras e Casuarinas, em julho de 2018 foram concluídas as obras de canalização entre a Av. Coronel Sezefredo Fagundes e Rua Rodolfo Cavinato. Também estão em andamento obras de microdrenagem na Rua Bernardino Antunes Silva. No Alto da Lapa (ZO), está em construção um piscinão na Av. Diógenes Ribeiro de Lima. As obras foram iniciadas em agosto de 2018 e serão entregues em fevereiro de 2019.

A obra no reservatório R7 do Córrego Aricanduva (ZL) foi suspensa para readequação contratual e de projeto, devido a interferências (redes de gás). Anteriormente, a obra já havia ficado nove meses paralisada porque a gestão terminada em 2016 iniciou os trabalhos apenas com projeto básico. No ano passado, a nova gestão fez o projeto executivo para retomar a construção. A previsão é que o reservatório seja concluído seis meses após a retomada dos trabalhos, sendo que 50% da obra já foi executado. O reservatório R3 aguarda aprovação dos projetos executivos para ter suas obras iniciadas e o reservatório R8 está em fase de finalização do projeto. Ambos estão localizados no Córrego Aricanduva. A atual gestão entregou, no ano passado, o piscinão Guamiranga em fevereiro e, em dezembro, o piscinão R6 do Córrego Aricanduva, ambos na Zona Leste.

No Programa de Redução de Alagamentos (PRA) foram concluídas em dezembro de 2017 as obras nas ruas Joaquim Odorico Teixeira (ZS) e Pinheiro Machado (ZO), em maio de 2018 foram concluídos os trabalhos na Rua Lourenço Prado (ZO) e em agosto desse ano foram finalizadas as obras nas ruas Formoselha (ZL) e Garapeba (ZS). Estão em execução as obras nas ruas Poetisa Colombina (ZO) e Cipriano Rodrigues (ZL), com término previsto para o fim deste ano, Rua Chacuru (ZL) com término para janeiro de 2019 e Rua Armando Cardoso Alves (ZL) com previsão de término em março de 2019.

Secretaria Especial de Comunicação
31/12/2019