2º Fórum #TodosPeloCentro reúne cerca de 200 pessoas no debate de propostas para o centro da cidade

Moradores, empresários, movimentos sociais e frequentadores da região estiveram reunidos para debater os projetos

A “Ativação do Triângulo Histórico de São Paulo”, tema do 2º Fórum de Participação Popular #TodosPeloCentro, mobilizou cerca de 200 pessoas na manhã desta quinta-feira (27 de abril) na sede da Prefeitura de São Paulo. Na ocasião, moradores, empresários, movimentos sociais e frequentadores da região estiveram reunidos para debater propostas de requalificação da malha central cidade.

Com base numa pesquisa de opinião realizada pela Prefeitura, o secretário chefe da Casa Civil, Fabricio Cobra, que coordena o Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro, falou do potencial gastronômico e cultural da região que fazem do Triângulo Histórico um polo de negócios em São Paulo, e das ações da administração municipal para reativar o perímetro central:

“A gestão do prefeito Ricardo Nunes tem intensificado as ações do centro, com o aumento do efetivo da guarda civil municipal nas ruas, ampliação das vagas em centros de acolhimento para a abordagem à população em situação de rua e todo esse trabalho tem sido feito em conjunto com o governo do Estado”, disse.

As ações de requalificação no Triângulo começaram a surtir efeito e expectativas positivas. Durante o Fórum, o gerente de comunicação do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Matheus Santiago, anunciou a criação de um novo anexo do empreendimento na região, que é abrigado num dos edifícios históricos de São Paulo e que concentra grande parte da memória da cidade.

O representante da Secretaria Municipal de Cultura, Vander Lins Gomes, coordenador da programação cultural da pasta, falou do potencial cultural do Triângulo Histórico para o cenário de eventos e destacou que cultura não se limita às atividades artísticas:

“Trata-se de uma região com vários prédios históricos que constituem parte do nosso patrimônio e atrai frequentadores de todos os tipos. Além das atrações culturais e gastronômicas, temos também manifestações religiosas que despertam interesse das pessoas ao mosteiro de São Bento e ao Largo São Francisco, por exemplo. Portanto, temos uma série de comportamentos existentes no centro e isso tudo é cultura. Precisamos de ações para validar essas memórias e retomar o centro”, ressaltou.

A secretária municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Adriana Siano Boggio Biazzi, falou sobre a importância das obras de requalificação dos calçadões.

Também presente, o secretário adjunto de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), José Armênio de Brito Cruz, destacou os investimentos em infraestrutura: “O centro histórico é a nossa memória de espaço público. Desenvolvimento urbano não é só imobiliário, é a força do comerciante e a mobilidade do morador”.

Secretaria Especial de Comunicação