Jardim Lapenna, na Zona Leste, passará por obras de requalificação urbana

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) publicou no último dia 30 o edital para contratação das obras de requalificação urbana do Jardim Lapenna, em São Miguel Paulista, Zona Leste da cidade. A previsão é que os envelopes sejam abertos no dia 2 de maio.

Com um investimento estimado em R$ 21 milhões, até 369 mil pessoas devem ser beneficiadas pelas intervenções. Após serem contratadas, as obras irão se estender por seis meses.

Atendendo à uma demanda antiga da comunidade local, o projeto do Jardim Lapenna foi concebido a partir de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Obras e de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), a Fundação Tide Setúbal e os moradores da região. O projeto de requalificação urbana foi doado à SMUL pela Fundação.

As ações previstas irão melhorar a integração do bairro com o centro de São Miguel Paulista. O acesso ao Jardim Lapenna, realizado pela estação São Miguel da CPTM, também será facilitado.

As intervenções propostas visam a garantir melhor caminhabilidade na área do Jardim Lapenna, articulando o território entre os diversos equipamentos públicos e sociais instalados no bairro. O projeto tem como premissa a requalificação dos espaços públicos, como ruas e praças, dando prioridade ao transporte não motorizado e garantindo sempre a acessibilidade universal. Embora não sejam obras estruturantes, as ações previstas causam grande impacto na paisagem urbana, melhorando a qualidade de vida dos moradores do bairro.

As obras serão concentradas nas ruas Serra da Juruoca, Dr. Almiro dos Reis, Rafael Zimbardi, Pascoal Zimbardi, Luiz do Couto e Serra do Salitre. As vias receberão nova rede de drenagem, nova pavimentação, requalificação das calçadas, canteiros permeáveis, sistema de iluminação, paisagismo e novo mobiliário urbano (bancos, mesas de piquenique, paraciclos, balizadores entre outros).

Um ponto a ser destacado nas obras do Jardim Lapenna é a requalificação das praças e largos existentes no bairro. A Praça do Mutirão (Rua Miguel Lazzari), maior e mais central espaço público da comunidade do Jardim Lapenna, terá até 1.600 m² de área construída, contará com uma quadra poliesportiva, novo mobiliário urbano, sistema de iluminação e equipamentos de ginástica para a terceira idade. Também serão requalificadas a Praça Ermida e os largos Berigan e Guariguaçu.

Em paralelo, a SIURB também trabalha nos estudos ambientais para as obras de requalificação do canal do Jardim Lapenna e do novo piscinão que irá conter às cheias no bairro.

Urbanismo social - As diretrizes da requalificação urbana no Jardim Lapenna surgiram no Plano de Bairro elaborado entre 2017 e 2019 pelo Fórum de Moradores do Jardim Lapenna, Fundação Tide Setúbal, Fundação Getúlio Vargas e lideranças comunitárias locais. Trata-se de um documento com propostas para melhorias do bairro.

Em abril de 2020, a Prefeitura de São Paulo assinou um Termo de Doação de metodologia, diagnóstico participativo e do próprio projeto de qualificação urbana para o Jardim Lapenna com três entidades: Fundação Tide Setúbal, Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo e Instituto BEI – representantes do Pacto Pelas Cidades Justas.

Com monitoramento do Munícipio, essas entidades desenvolveram a proposta de melhorias urbanas para o bairro, que agora serão executadas pela Prefeitura. Ela foi construída junto à comunidade local por meio de mais de 30 atividades participativas e considerou as características da região, como micromobilidade (calçadas, iluminação pública, ciclovias) e presença de áreas públicas e verdes.


Perspectiva ilustrada do Largo Berigan

 

Perspectiva ilustrada do Largo Guariguaçu

 

Perspectiva ilustrada da Praça do Mutirão

 

Perspectiva ilustrada da Praça Ermida

Imagens: Fundação Tide Setubal / Stuchi & Leite Projetos

 

Assessoria de Imprensa - SIURB
04/04/2023