Secretaria de Obras implanta plataforma 100% digital para gerenciamento de processos e empreendimentos

Para acompanhar o ritmo de uma metrópole dinâmica como São Paulo, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) dá continuidade ao processo inovador de modernização de seus procedimentos internos. Desde outubro, os funcionários da Secretaria tem à sua disposição a plataforma SIURB Digital, que realiza, de maneira totalmente virtual, o gerenciamento de processos administrativos e a evolução dos empreendimentos da Secretaria. A iniciativa é uma parceria entre a SIURB e a USP, por meio da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).

Com o lançamento do SIURB Digital, a Secretaria conseguiu implantar o mapeamento e modernização de seus fluxos processuais. Foi possível também a integração e formatação de uma base de dados com os sistemas oficiais da Prefeitura de São Paulo. O SIURB Digital é alimentado diretamente via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Sistema de Orçamento e Finanças (SOF) e GeoSampa (portal de mapas oficial da Cidade de São Paulo).

A nova ferramenta oferece aos técnicos da SIURB indicadores, a partir de critérios objetivos, sobre a evolução dos contratos e dos empreendimentos. Ainda dentro da plataforma, também é possível verificar, já no início dos processos, a existência de interferências territoriais (como desapropriações, remoções de famílias, redes subterrâneas e questões ambientais).

A atualização do sistema é periódica. A parceria com a FDTE contemplou também o desenvolvimento de um aplicativo móvel, que permite que os fiscais atualizem o SIURB Digital diretamente do canteiro de obras, por meio do celular. A plataforma possibilita que a SIURB atenda, com ainda mais agilidade, as necessidades da população, diminuindo o tempo de resposta da Secretaria entre o recebimento da demanda e a entrega do empreendimento.

Biblioteca de Elementos BIM

Dentro do SIURB Digital foi criada ainda uma biblioteca de elementos BIM (Building Information Modeling / Modelagem da Informação da Construção), a partir do estudo de cinco projetos. A metodologia BIM é uma forma de gestão da informação com o uso de diferentes sistemas (softwares). Aplicando-a em obras públicas, a metodologia permite detectar impactos, interferências e os ganhos sociais dos empreendimentos.

Com a análise dos cinco projetos, construiu-se uma base de dados com mais de 2,6 mil elementos construtivos, divididos em 492 famílias. Os componentes são referentes ao mobiliário urbano, sinalizações verticais e horizontais, drenagem, sistemas viários, edificações etc. A biblioteca está dividida em dois grandes grupos: Edificações e Infraestrutura.

Transparência

Outra importante função do SIURB Digital é alimentar, de forma automática, o banco de dados do Portal Obras Abertas, da Controladoria Geral do Município (CGM). Esse portal está à disposição da população desde junho, e permite o acompanhamento e acesso à informações detalhadas sobre as obras e contratos da administração municipal.

A implantação do SIURB Digital vai ao encontro de outra parceria inovadora da Secretaria. Junto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) estamos trabalhando para compatibilização jurídica, técnica e contábil de processos. Esse mapeamento permite a melhora no fluxo das informações internas e alinhamento entre os setores.

Assessoria de Imprensa - SIURB