Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado detalham obras de combate às enchentes na bacia do Córrego Antonico

Intervenções irão beneficiar 87 mil pessoas que moram na área de influência do córrego, localizado na Subprefeitura do Butantã

A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado apresentam nessa segunda-feira (12) as obras de combate às enchentes na bacia do Córrego Antonico, no bairro do Morumbi, Zona Oeste. As intervenções visam mitigar os alagamentos que ocorrem no local há mais de 20 anos. O encontro acontece no Salão Nobre do Estádio Cícero Pompeu de Toledo.

As intervenções programadas irão reduzir em 87% a mancha de alagamento da região, beneficiando diretamente os quase 90 mil moradores da sub bacia do Córrego Antonico. As obras irão combater os recorrentes alagamentos na Avenida Jules Rimet, Praça Alfredo Gomes e todo entorno do Estádio do Morumbi.

O projeto para as obras de combate às enchentes na bacia do Córrego Antonico foi contratado em agosto de 2021 pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), e recebeu um investimento de R$ 1,5 milhão. Os projetos contemplam a construção de dois reservatórios, sendo um na Praça Alfredo Gomes (capacidade de armazenar 44 mil m³ de água), e outro na Praça Roberto Gomes Pedrosa (capacidade para armazenar até 133,5 mil m³ de água).

Ainda dentro dos projetos desenvolvidos pela SIURB, serão implantadas novas galerias na Av. Jules Rimet, entre a Rua Adelino Aschar e Praça Alfredo Gomes; canalização aberta do Córrego Antonico na altura do Colégio Visconde de Porto Seguro, entre a praça Alfredo Gomes e Rua Eng. João Ortiz Monteiro; e mais um trecho de novas galerias na Rua Senador Otávio Mangabeira, entre as ruas Eng. João Ortiz Monteiro e Dr. Flavio Américo Maurano. Ao todo, serão construídos aproximadamente 1.900 metros de novas galerias e canal para o Córrego Antonico.

A execução das obras será dividida entre a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado. Pelo município, a SIURB está responsável pela construção do reservatório na Praça Roberto Gomes Pedrosa, o trecho de canalização aberta do córrego, e a implantação das galerias na Rua Senador Otávio Mangabeira, entre as ruas Eng. João Ortiz Monteiro e Dr. Flavio Américo Maurano.

O processo para contratação das obras já está em tramitação na Secretaria. A previsão é que, nas intervenções sob a responsabilidade da Prefeitura, sejam investidos aproximadamente R$ 152,5 milhões. Os trabalhos devem ter início no 1º semestre de 2023.

Assessoria de Comunicação - SIURB