Prefeitura inicia obras de combate às enchentes e mobilidade urbana no Capão Redondo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, anuncia nesta sexta-feira (29) o início das obras de drenagem e de mobilidade urbana que vão beneficiar cerca de 870 mil pessoas que vivem nos distritos de Capão Redondo, Campo Limpo, Vila Andrade e Jardim São Luis. A Prefeitura está investindo R$ 179 milhões nas obras, que estão previstas para serem finalizadas em 36 meses.

As obras consistem na construção de um reservatório para contenção das cheias com capacidade de 192 mil m3, o equivalente a 77 piscinas olímpicas. O piscinão irá auxiliar no combate às enchentes na Av. Ellis Maas e no entorno do Parque Santo Dias, beneficiando, assim, a bacia hidrográfica do “Morro do S”. Para melhoria do sistema de drenagem na região, também serão canalizados 3 Km do córrego Água dos Brancos.

A avenida Carlos Caldeira Filho será prolongada em 3,3 Km e interligará o terminal de ônibus Jardim Ângela à estação de metrô Capão Redondo. O prolongamento contempla a implantação de um novo corredor de ônibus à esquerda e ciclovia. O novo sistema viário será composto, ainda, por dois viadutos de 160 metros de extensão cada, que passarão sobre o futuro piscinão, ligando a Av. Prof. Dr. Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck até o prolongamento Av. Carlos Caldeira Filho. Por fim, está prevista uma passagem inferior para a ligação da Av. Carlos Caldeira Filho com a Estrada do M’boi Mirim, com extensão aproximada de 95 metros.

Implantação Geral – Reservatório de amortecimento de cheias, Canalização córrego Água dos Brancos e Prolongamento Av. Carlos Caldeira Filho, com implantação de corredor de ônibus