Prefeitura conclui obras de contenção e drenagem em córrego na Vila Industrial

Prefeito Ricardo Nunes vistoriou a área na manhã desta terça-feira (12). Obras contaram com investimentos de mais de R$ 16 milhões

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), finalizou as obras de contenção das margens do Córrego Água Vermelha, na Vila Industrial, Zona Leste da capital. O prefeito Ricardo Nunes vistoriou as obras que contaram com investimentos de R$ 16,6 milhões.

“A Defesa Civil e os engenheiros da Siurb identificaram pelo chamado dos moradores um risco grande já que aqui estava tendo uma perda de contenção nos cantos do córrego muito grande com risco de desmoronamento de casas”, apontou o prefeito Ricardo Nunes.

As ações se concentraram em dois trechos: na Rua Pacari da Mata, entre as ruas Dimas Antonio Casemiro e Gonzaga de Campos, e, também, entre ruas Ilha dos Papagaios e Girassol Miúdo.

“A rua já estava prejudicada, o córrego quase chegando nas casas. Foi feita a contenção das margens e a drenagem para dar mais tranquilidade às pessoas e, também, oferecer mais segurança às residências”, disse o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro.

Morador da região há 40 anos, Carlos Roberto Pinto, destacou a agilidade da Prefeitura de São Paulo na execução das obras. “Estava desbarrancando tudo. Procuramos a subprefeitura e fomos atendidos. Ninguém conseguia mais entrar com o carro. Hoje tudo voltou ao normal”, afirmou.

Para garantir a segurança dos moradores do entorno, de pedestres e motoristas, a Siurb trabalhou na contenção das margens do córrego (que estavam sofrendo processo de erosão), estabilização da estrutura de um pontilhão, implantação de novo passeio, redes de drenagem (galerias) e recomposição dos trechos de via que foram danificados pela erosão (com novas guias e sarjetas).

“A situação aqui era bem precária. Era um caos para os moradores. Essa obra é uma grande vitória da nossa comunidade”, completou Ana Paula Ribeiro, moradora da região há mais de 30 anos.