Prefeitura inicia obras de combate às enchentes no Ribeirão Perus

Aguardadas há 40 anos pela população, as intervenções vão beneficiar mais de 146 mil paulistanos

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), anuncia nesta terça-feira (31), o início das obras de drenagem na bacia do Ribeirão Perus. Para garantir a segurança e bem estar dos moradores da região, a Prefeitura está investindo R$ 130 milhões nas obras. As intervenções são financiadas pelo governo federal.

Quatro novos reservatórios para contenção da água das chuvas serão construídos. Localizados nas ruas Ernesto Bottoni (Areião), Cleonice Kammer Di Sandro (R1A) e no Rodoanel Mario Covas (R2 e R3), os reservatórios poderão armazenar, juntos, até 791 mil m³ de água. Esse volume é o equivalente a mais de 316 piscinas olímpicas.

Para melhorar o sistema de drenagem da região, a SIURB também irá executar a canalização de 1,1 quilômetro do Ribeirão Perus, no trecho da Rua Cleonice Kammer Di Sandro. As pontes das ruas Bernardo José Lorena, Crispim do Amaral e da Praça Inácia Dias serão alteadas em até um metro, garantido assim a vazão da água mesmo em dias de fortes chuvas.

A previsão é que as obras de elevação das pontes sejam concluídas entre setembro deste ano e janeiro de 2023. Os reservatórios serão concluídos entre agosto de 2023 e setembro de 2024, enquanto que a canalização do córrego estará totalmente finalizada em março de 2025. As novas intervenções irão auxiliar no combate às enchentes nos bairros de Vila Caiuba, Vila Inácio, Vila Perus, Recanto dos Humildes e Jardim Adelfiore.

Geração de empregos

Além da melhora no sistema de drenagem, as intervenções vão gerar empregos na região. A previsão é que, ao longo de todo o período de obras, 120 vagas de emprego sejam ofertadas para a população do entorno. A seleção dos candidatos será feita pela empresa responsável pela execução das obras com o auxílio da Subprefeitura de Perus/Anhanguera.

Diálogo com a população

Uma obra de infraestrutura deste porte pode gerar alguns impactos no dia a dia dos moradores da região. Para manter o diálogo e a transparência das ações do poder público, no sábado dia 11 de junho, haverá uma reunião para apresentação do cronograma das obras aos moradores.

O encontro será realizado no CEU Perus (Rua Bernardo José de Lorena S/N - Vila Fanton), das 7h às 11h, e contará com a presença de equipes técnicas da SIURB, Subprefeitura de Perus/Anhanguera e da empresa responsável pelas obras.