Prefeitura investe R$ 92,5 milhões na manutenção e melhorias de 236 escolas municipais

Contratos preveem reformas nos sistemas elétricos e hidráulicos e nas áreas externas, com pintura e paisagismo nas unidades

 O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou nesta quarta-feira (23), o início das obras de manutenção em 236 escolas da rede municipal de São Paulo. Os recursos a serem aplicados pela Prefeitura são de R$ 92,5 milhões. Segundo o prefeito, o investimento em educação deve ser em vários setores. “Temos que investir no profissional de educação, na área de tecnologia como o acesso à rede de internet, como conseguimos aprovar, junto à Câmara, a Lei que estabelece a instalação de 286 antenas em áreas que não têm sinal de conexão, além da manutenção da infraestrutura. É um conjunto de ações da Prefeitura para que, a cada dia, cidade fique com mais oportunidades e mais qualidade de vida para a sua população.

As melhorias nas unidades escolares vão garantir mais conforto e segurança aos estudantes e professores das escolas municipais. Os trabalhos, com prazo de execução de três meses, contam com gerenciamento da SPObras. As 236 unidades compreendem creches (CEI), escolas de ensino infantil (EMEI), de ensino fundamental (EMEF) e Centros Educacionais Unificados (CEU). Todas as regiões da cidade foram contempladas com as obras.

Os contratos preveem a manutenção dos telhados e lajes das escolas, revisão dos sistemas elétricos e hidráulicos, reforma de pisos, azulejos, forro e revestimentos. Nas áreas externas, será executada a revisão das canaletas de águas pluviais, reforma das calçadas, adequação do paisagismo, reforma dos alambrados, além de pintura das áreas internas e externas.

O secretário municipal da Educação, Fernando Padula, lembra que o investimento na melhoria da infraestrutura das escolas eleva também a qualidade do ambiente escolar. “Consequentemente contribui para a permanência dos estudantes e, por sua vez, para a aprendizagem dos alunos, que é o nosso grande foco”, disse o secretário. “Neste ano temos um desafio muito grande, por causa da pandemia, teremos que cuidar de recuperar o tempo perdido no aprendizado dos alunos”, completou o prefeito Ricardo Nunes.