Nova área de lazer na Zona Leste beneficiará mais de 420 mil pessoas

Com 174 mil m², o novo espaço está localizado no entorno do Rio Aricanduva e beneficiará mais de 420 mil pessoas que moram na região

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) está trabalhando na construção de uma nova área de lazer na região do Jardim São Gonçalo, no entorno do Rio Aricanduva, na Zona Leste. As obras, que também contam com intervenções de drenagem, foram iniciadas em agosto de 2019, e o primeiro trecho será entregue em março de 2022. A Prefeitura de São Paulo está investindo mais de R$ 78 milhões nas obras

Com 174 mil metros quadrados, o novo espaço se estende entre a Avenida Aricanduva, Córrego Caguaçu e Avenida Jacu-Pêssego. Além de ser mais uma opção de lazer para a população, as intervenções irão auxiliar também na drenagem da bacia do Rio Aricanduva, aumentando a vazão do curso d’água. A nova área de lazer contará com 5.031 árvores. Desse total, 3.990 serão novas mudas e as outras 1.041 são exemplares preservadas durante as obras.

Ao todo, o espaço contará com dez quadras para a prática de esportes, 5,7 quilômetros de pistas de caminhada, equipamentos de ginástica, playgrounds, praças e estacionamento. Para aprimorar o sistema de drenagem da região, está prevista a execução de 1.800 metros de canalização do Rio Aricanduva, além da abertura de 800 metros de novas valas para passagem das águas nos reservatórios Aricanduva 2 e 3 (já existentes).

Atualmente, as obras estão concentradas em dois trechos. O primeiro, com 16 mil metros quadrados, se estende entre as ruas Tamandiba e Lupércio de Souza Cortes, sua entrega está prevista para março de 2022. O segundo trecho, ao longo do Rio Aricanduva, entre os reservatórios 2 e 3, conta com 17 mil metros quadrados e deve ser finalizado em janeiro de 2023. A Siurb já concluiu 930 metros de canalização do Rio Aricanduva e mais cem metros de abertura de valas para passagem das águas no reservatório 2.