Secretaria de Obras planeja investimento de R$ 755 milhões em 15 novos piscinões

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) emprega todos os esforços para melhorar a infraestrutura da cidade voltada para o combate às enchentes. Atualmente, a SIURB desenvolve os projetos de 15 novos piscinões, que representam um investimento de R$ 755 milhões em obras de drenagem. Mais de três milhões de paulistanos serão beneficiados pelos novos reservatórios que, juntos, podem armazenar até 1,6 milhão de metros cúbicos de água (volume equivalente a mais de 655 piscinas olímpicas).

Para a Zona Sul, a SIURB desenvolve os projetos de quatro novos equipamentos. No Córrego Zavuvus, serão construídos dois reservatórios, sendo um na Avenida Yervant Kissajikian e outro na Rua Hermenegildo Martini. Para o Córrego Cordeiro, um novo piscinão será implantado na Avenida Vicente Rao e, para o Córrego Freitas, o novo reservatório será construído na Rua Flor de Natal.

A Zona Norte irá ganhar sete novos piscinões. Três deles serão construídos na bacia do Córrego Tremembé, nas ruas Manuel Gaya, Ushikichi Kamiya e Avenida Luis Carlos Gentile de Laet. Enquanto que no Ribeirão Perus a SIURB projeta quatro novos reservatórios, a localização dos equipamentos está em fase de definição.


Previsão da futura implantação do reservatório R6 do Córrego Tremembé na Rua Ushikichi Kamiya

A Secretaria está trabalhando também em três novos reservatórios para a Zona Leste. O piscinão do Córrego Jacupeval será construído na Rua Guapara, o do Córrego Machados está previsto para a Avenida Arq. Vilanova Artigas, enquanto que a Avenida Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello irá receber o reservatório do Córrego da Mooca.

A região do Estádio do Morumbi, que há muitos anos sofre com recorrentes cheias no período chuvoso, também passará a contar com um piscinão. Construído para receber as águas do Córrego Antonico, o equipamento está projetado para área localizada entre as avenidas Jorge João Saad e Giovanni Gronchi, na Zona Oeste.

Obras

No primeiro semestre de 2022, as obras de três piscinões deverão ter início. São eles: reservatório do Córrego Freitas, com capacidade para armazenar até 49 mil metros cúbicos de água, e os reservatórios R2 e R4 do Córrego Tremembé, com capacidade para armazenar 15,5 mil e 15,7 mil metros cúbicos de água, respectivamente.

Já no segundo semestre do próximo ano, a SIURB dará início às obras de mais três novos equipamentos, sendo: reservatórios RZ-02 e RZ-03 do Córrego Zavuvus, com capacidade para armazenar 130 mil e 110 mil metros cúbicos de água, respectivamente; e piscinão do Córrego Machados, que poderá receber até 132 mil metros cúbicos de água.