Paulistanos podem votar pela internet em propostas para o Orçamento 2022

Prazo para participar foi prorrogado até este domingo (18/07)

A Prefeitura de São Paulo prorrogou até este domingo (18/07) o prazo para os paulistanos votarem em propostas para o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022. A participação popular ocorre inteiramente pela internet, no portal Participe+, que concentra projetos virtuais de participação social, incluindo votações e consultas públicas.

Os paulistanos têm 480 propostas (15 propostas para cada uma das 32 Subprefeituras da cidade) disponíveis para votação. Os interessados devem se cadastrar na plataforma e registrar até cinco votos na aba “Orçamento Cidadão”. Trata-se da última etapa participativa de criação do PLOA 2022.

A Prefeitura abriu de 10/04 a 10/05 a consulta pública online por meio do portal Participe+. Os munícipes puderam propor melhorias para a cidade, como a instalação de semáforos para pedestres e ciclofaixas, entre outras. Todas as 3.130 propostas recebidas foram analisadas e priorizadas pelos integrantes dos 32 Conselhos Participativos Municipais. Cada Conselho enviou então um limite de até 15 propostas por Subprefeitura para votação popular via site Participe+.

Após a votação popular que ocorre até este domingo (18/07), as cinco propostas eleitas por cada Subprefeitura serão encaminhadas para análise de viabilidade técnica, jurídica e orçamentária pelas Secretarias Municipais. Todas as propostas consideradas viáveis serão incluídas no Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2022 e enviadas pela Secretaria Municipal da Fazenda à Câmara dos Vereadores até 30 de setembro. É a Câmara que aprova a versão final da Lei e decide o que entra no orçamento do ano que vem.

Histórico - Em 2020, o processo de consulta contou com a participação de cerca de 18 mil cidadãos cadastrados no portal Participe+, que contribuíram com quase 44 mil votos em 3.519 propostas para o Projeto de Lei Orçamentária Anual. Destas, foram 70 projetos dos moradores incorporados ao Orçamento. Entre eles, ações como a ampliação dos investimentos em iluminação públicas em Perus/Anhanguera; ampliações das ações de manutenção de áreas verdes em Sapopemba; reforma das Unidades Básicas de Saúde em Cidade Ademar; a conclusão dos investimentos no Hospital Sorocabana, na Lapa; e a melhoria de salas de aula com equipamentos audiovisuais em Pirituba/Jaraguá e Vila Maria/Vila Guilherme.

Secretaria Especial de Comunicação