SIURB realiza nova etapa de obras no viaduto da Marginal Pinheiros

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), por meio da SPObras, continua a trabalhar nas obras complementares de recuperação do viaduto T5 na Marginal Pinheiros, na altura do Parque Villa-Lobos. As obras complementares tiveram início em junho de 2020 e a previsão é que sejam concluídas em 1º de julho de 2021. A prefeitura está investindo R$ 3,5 milhões nas obras.

Nesse final se semana, entre as 22h de sexta-feira (28) e 22h de domingo (30), o viaduto T5 precisará ficar totalmente interditado para a execução dos serviços programados. Durante esse período, a circulação dos trens da CPTM sob o viaduto não será afetada. A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar e orientar o trânsito na região, efetuando intervenções operacionais no sistema viário que se fizerem necessárias, com o objetivo de garantir boas condições de fluidez e preservar a segurança de pedestres e motoristas.

A SIURB irá executar a concretagem de quatro blocos de protensão (estrutura usada para o reforço do viaduto), finalização da troca de uma junta de dilatação, além da troca de dois aparelhos de apoio (estrutura entre o pilar e o tabuleiro). Para a troca dos aparelhos de apoio será necessário o macaqueamento (elevação) da via, o que impossibilitará a passagem de veículos pelo local. Para erguer a via, serão utilizados 4 macacos hidráulicos, cada um com capacidade para até 280 toneladas

A SIURB deu início às obras complementares do viaduto T5 após a conclusão dos serviços executados em caráter emergencial, entre 2018 e 2019. Já foi finalizada a recuperação de nove pilares, duas paredes de apoio, recuperação das barreiras laterais de concreto, e tratamento das fissuras na parte inferior do viaduto com aplicação de resina.

Assessoria de Comunicação - SIURB