Maio Amarelo 2021: Prefeitura coloca faixas de alerta aos motoristas nas vias com mais mortes no trânsito

A intenção é chamar a atenção da população. Responsabilidade no trânsito é uma causa coletiva

As dez vias da cidade de São Paulo com maior incidência de mortes no trânsito receberão, a partir desta quinta-feira (6/5), faixas alertando os motoristas sobre a importância de ter cuidado ao dirigir e respeitar, sempre, a sinalização viária. A ação de conscientização faz parte da programação oficial do Maio Amarelo 2021, movimento promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes e suas empresas coligadas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans).

A intenção é chamar a atenção da população, lembrando os cidadãos que a responsabilidade no trânsito é uma causa coletiva, na qual as atitudes prudentes de cada um resultam na preservação da vida de todos.

A relação das vias contempladas pela iniciativa proposta é:

1. Marginal Tietê

2. Av. do Estado

3. Av. Sapopemba

4. Marginal Pinheiros

5. Jacu Pêssego

6. Av. Senador Teotônio Vilela

7. Av. Assis Ribeiro

8. Estrada de Itapecerica

9. Estrada do Imperador

10. Av. Atlântica

 

A comunicação visual será feita com a seguinte mensagem: “Você sabia? Essa é a primeira via com mais mortes no trânsito da cidade.”, e assim sucessivamente até a décima via.

Por causa da pandemia de covid-19, as ações do Movimento Maio Amarelo 2021 na capital paulista serão prioritariamente digitais e centradas no mote “Respeito e cuidado salvam vidas”, tema que faz alusão tanto à importância da segurança viária como também aos cuidados com a pandemia. Toda a programação foi planejada respeitando-se os protocolos sanitários.

Na Internet, posts alusivos ao cuidado com o próximo e à preservação da segurança de todos, sejam pedestres, ciclistas e condutores, vêm sendo publicados nos perfis oficiais das redes sociais da SMT, CET e SPTrans.

Pelas ruas da cidade, a CET já está disseminando mensagens alusivas à segurança viária e de prevenção à covid-19 veiculadas nos painéis de mensagens variáveis (PMV).

Série de webinars

Na atual edição, o destaque é a série de quatro webinars, denominada Ruas mais seguras e acessíveis: Os novos rumos da mobilidade, em conjunto com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, por meio da Vital Strategies. O impacto da pandemia na mobilidade de grandes cidades, a mobilidade ativa, as áreas 30 km/h e as questões de gênero e de segurança relacionadas ao transporte serão discutidos em quatro painéis. Toda quarta-feira um webinar contará com a participação de convidados especiais.

Os webinars ocorrerão sempre a partir das 10h, com 1h30 de duração, às quartas-feiras de maio.

Para saber mais, acesse a programação completa do Maio Amarelo 2021 no site: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/

Secretaria Especial de Comunicação
06/05/2021