Viaduto Alcântara Machado: todas as faixas liberadas para o tráfego de veículos leves

Viaduto passou por nova vistoria feita pela Prefeitura na tarde desta quarta-feira. Liberação das faixas para veículos leves ocorreu às 17h.

 A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) informa que realizou nova vistoria no Viaduto Alcântara Machado, Zona Leste, na tarde dessa quarta-feira (18). Após a nova inspeção, foi constatado que a estrutura está em condições de suportar o tráfego de veículos leves e ônibus simples (apenas dois eixos) em todas as faixas de rolamento, nos dois sentidos do viaduto. O tráfego foi liberado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) às 17h. Caminhões e Ônibus articulados continuam proibidos de circular pela via.

Após ter sido atingido por um incêndio na noite da última quinta-feira (12), na altura da Rua Piratininga, apenas três faixas em cada sentido do viaduto Alcântara Machado estavam liberadas para o tráfego de veículos leves.

Já na sexta-feira, e durante o final de semana, tiveram início os serviços de limpeza do local, retirada de corpos de prova (amostra de material) da estrutura do viaduto e remoção da camada de concreto que foi danificada pelo fogo. Foram retiradas amostras de concreto e de aço, que estão passando por análise para que seja definido qual o exato dano que o incêndio causou ao viaduto. O projeto de recuperação da estrutura está em elaboração.

Até a próxima semana serão publicados no Diário Oficial as contratações emergenciais do laudo estrutural do Viaduto Alcântara Machado (análise onde serão verificadas, por exemplo, o estado do concreto, das ferragens, juntas de dilatação, entre outros elementos estruturais) e da obra de recuperação da via.


Secretaria Especial de Comunicação
18/9/2019