Prefeitura conclui obras e libera o trânsito na Ponte da Freguesia do Ó

Via estava parcialmente interditada desde fevereiro para obras emergenciais de recuperação estrutural. CET monitora tráfego na região

A Prefeitura liberou às 15h45 desta quarta-feira (12) o tráfego de veículos na faixa da direita da Ponte da Freguesia do Ó, que estava interditada desde fevereiro para obras emergenciais de recuperação estrutural. Os trabalhos, sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), foram concluídos dentro do cronograma previsto.

A via estava parcialmente interditada desde o dia 22 de fevereiro, quando a empresa EGT Engenharia Ltda., responsável pelo laudo estrutural da ponte, concluiu a reconstituição do projeto (retroanálise) e constatou que a estrutura estava suportando peso acima das especificações para as quais foi projetada.

Em 11 de março, a SIURB contratou, em caráter emergencial, a empresa VOS Obras e Serviços de Construção Civil Ltda. para execução das obras de recuperação estrutural de duas vigas de sustentação da Ponte da Freguesia do Ó. O investimento é estimado em R$ 2,5 milhões e os recursos são provenientes do Tesouro Municipal. No dia 26 de março, a Ponte da Freguesia do Ó passou por testes de carga que demonstraram que a estrutura está pronta para receber o tráfego de veículos.

CET

Com a conclusão das reformas e a liberação do tráfego, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) monitora o trânsito na região. A liberação da ponte vai melhorar as condições de segurança e fluidez do tráfego na ligação das regiões Central e Oeste com a região Norte da Cidade, bem como da circulação na pista local da Marginal Tietê, no sentido Ayrton Senna.

Liberações

  • Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, pista central;
  • Ponte da Freguesia do Ó, sentido bairro, faixas 2 e 3 de três
  • Ponte da Freguesia do Ó, sentido bairro, faixa 3 de três;

Bloqueios Operacionais desativados

  • Marginal Tietê, pista central, sentido Ayrton Senna, 600 metros após a Ponte do Piqueri;
  • Transposição da Avenida Embaixador Macedo Soares para a pista central, 400 metros antes da Ponte da Freguesia do Ó;

A Engenharia de Campo da CET vai monitorar e orientar o tráfego na região, tendo como objetivo manter as condições de trânsito e preservar a segurança dos usuários da via.

Fale com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

Outras intervenções

O Programa de Metas da Prefeitura prevê a realização de inspeção especial de 185 Obras de Arte Especiais (OAE), além da execução de obras de manutenção e recuperação de 50 pontes, viadutos, passarelas ou túneis. Já foram vistoriadas 73 OAE.

Desde o dia 22 de março, a Prefeitura recebeu 16 dos 18 laudos estruturais contratos em caráter emergencial. Os dois restantes serão entregues até o dia 13 de agosto. A SIURB trabalha na análise dos relatórios para definir quais obras deverão ser executadas.

Outros 55 laudos para definir a situação de pontes e viadutos serão contratados por meio de licitação pública. A SIURB publicou em março a licitação para a contratação de laudos estruturais de 17 pontes e viadutos que, após as vistorias visuais realizadas pela SPObras, não caracterizaram a necessidade de emergências. Os envelopes serão abertos em 25 de junho. Ao todo, foram realizadas inspeções em 73 pontes e viadutos.

A Ponte Jânio Quadros (Vila Maria) foi parcialmente interditada no dia 29 de maio para realização de obras emergenciais de recuperação de quatro vigas danificadas pela sucessiva colisão de caminhões que não respeitam o limite de altura permitido. Os danos foram constatados a partir do laudo estrutural da ponte, os trabalhos de recuperação começaram em 31 de maio serão concluídos em 180 dias.

A ponte da Marginal Tietê, que dá acesso à Dutra, foi interditada em 23 de janeiro após constatação de rompimento de uma viga. A ordem de início para as obras emergenciais foi publicada no dia 25 de janeiro e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 25 de junho.

Atendendo recomendação da empresa que está elaborando o laudo técnico do Viaduto General Olímpio da Silveira, foi proibida a circulação de veículos com carga superior a cinco toneladas na via, atingida inúmeras vezes por caminhões que trafegam com altura superior ao permitido no local.

A Ponte da Casa Verde teve o trânsito de veículos liberado na pista da direita, sentido centro, no último dia 22. A via estava parcialmente interditada desde 21 de fevereiro, após a estrutura ter sido atingida por dois caminhões em menos de 48 horas. As obras devem ser concluídas em 15 de junho.

 

Secretaria Especial de Comunicação
12/6/2019