Prefeitura realiza testes de carga nas pontes Eusébio Matoso e Freguesia do Ó

As interdições foram feitas pela CET, que também monitorou e orientou o trânsito nas imediações

 As pontes Eusébio Matoso, na Zona Oeste, e da Freguesia do Ó, na Zona Norte, foram interditadas neste domingo (26 de maio) para realização de testes de carga, que fazem parte dos laudos estruturais e obras emergenciais em execução. As interdições foram feitas pela CET, que também monitorou e orientou o trânsito nas imediações. Foram realizados dois tipos de testes: dinâmico, com os caminhões em movimento, e estático, com os veículos parados sobre a ponte. Cada caminhão utilizado pesa 26 toneladas.

O primeiro teste aconteceu na ponte Eusébio Matoso, que foiinterditada no sentido bairro, das 7h às 12h. Para a realização dos trabalhos foram utilizados 20 caminhões. A partir do deslocamento dos veículos, sensores instalados na estrutura mediram as movimentações e eventuais deformações. Os ensaios fazem parte da elaboração do laudo estrutural da ponte, que teve início em 30 de janeiro. A empresa EGT Engenharia Ltda. é responsável pelos trabalhos.

Das 12h às 18h, os testes de carga foram realizados na ponte da Freguesia do Ó, no sentido centro. Para a realização destes testes também foram utilizados 20 caminhões que se movimentaam pela ponte para que os sensores instalados na estrutura registrassem as movimentações e eventuais deformações.

Na ponte da Freguesia do Ó os ensaios fazem parte das obras emergenciais, em execução pela empresa VOS Obras e Serviços de Construção Civil Ltda. para recuperação das vigas de sustentação. A via foi parcialmente interditada no dia 22 de fevereiro, após a empresa EGT Engenharia Ltda. (responsável pela elaboração do laudo estrutural) identificar que a ponte está suportando peso acima das especificações para as quais foi projetada. Os trabalhos tiveram início em 11 de março e devem ser concluídos em 13 de junho.

 

Secretaria Especial da Comunicação
24/5/2019