Viaduto General Olímpio da Silveira recebe inspeção técnica

Vistoria faz parte da elaboração do laudo estrutural dessa Obra de Arte Especial (OAE)

 O prefeito Bruno Covas, acompanhado pelo secretário de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Vitor Aly, vistoriou nesta quarta-feira (27) os trabalhos de inspeção técnica sob o Viaduto General Olímpio da Silveira, na região central. A estrutura é um dos 16 viadutos e pontes da cidade que estão passando por laudos estruturais em caráter de emergência.

“Pedimos a compreensão da população por possíveis transtornos com o trânsito. Ações como essa não foram feitas anteriormente e a atual administração decidiu tocar esse problema”, destacou o secretário Vitor Aly.

A Finger & Sommer Engenharia e Consultoria, responsável pelo laudo, vai inspecionar as vigas utilizando caminhão com lança de aproximação; retirar corpos de prova (concreto, ferragens) para ensaios; além de utilizar ultrassom e verificar o potencial de corrosão nas armaduras. A empresa recebeu a ordem de serviço no dia 1º de fevereiro e tem até quatro meses para apresentar as conclusões.

Os laudos resultarão numa radiografia sobre a situação de cada uma das OAE. Serão verificados, por exemplo, o estado do concreto, das ferragens, juntas de dilatação, entre outros elementos estruturais. Esses materiais serão testados por meio de ensaios específicos, que irão apontar possíveis intervenções e se devem ser executadas de forma emergencial. O prefeito determinou que fossem feitos laudos estruturais em todas as pontes e viadutos sob a responsabilidade da Prefeitura de São Paulo.

 

Viaduto General Olímpio da Silveira

Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, o viaduto sofreu com abalroamentos de veículos com altura acima do permitido. “Esse viaduto é de 1939 e apesar de todos os abalroamentos ele ainda está em ótima condição, ao menos visualmente. Vamos fazer os ensaios para identificar se teremos que fazer algum reforço para recompor a condição original”, disse.

A SIURB já realizou 33 vistorias em pontes e viadutos seguindo as orientações do Tribunal de Contas do Município (TCM). Deste total, em 16 OAE foram contratadas empresas para realizar laudos estruturais por emergência. Nas 17 restantes, os relatórios serão contratados por meio de licitação pública. Outras 40 OAE estão sendo vistoriadas para definir em quais delas há a necessidade de contratação de pareceres com dispensa de licitação.

Quando a SIURB concluir os laudos e obras das 73 OAEs, terá atendido ao extinto Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público em 2007, que vinha sendo cumprido até 2012, mas foi abandonado pela gestão anterior e retomado pela atual. A Secretaria, no entanto, continuará executando os trabalhos até atingir as 185 pontes e viadutos sob a responsabilidade do município. A SIURB também está realizando um novo cadastramento de OAE.

Secretaria Especial de Comunicação
27/02/2019