PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura entrega novo serviço de atendimento ao idoso na UBS Cambuci

Unidade Básica de Saúde inicia atendimento do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) visando beneficiar moradores da região do Cambuci

29/10/2018 15h13

 O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, entregam nesta segunda-feira (29), o novo serviço para o público idoso que tem o objetivo de atuar na desospitalização, sendo indicado para pacientes que demandam procedimentos de maior complexidade, mas que podem ser realizados no domicílio. Trata-se da implantação do Programa Acompanhante de Idosos (PAI). A nova equipe vem integrar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cambuci, localizada na região central da cidade.

O PAI Cambuci contará, ao todo, com 17 profissionais. Serão 10 acompanhantes de idosos, além de enfermeiro, médico geriatra, técnicos de Enfermagem, fisioterapeuta, assistente administrativo e um supervisor para a equipe. A expectativa é que 120 idosos sejam acompanhados pelo serviço.

Agora, a unidade conta com mais espaço para a realização de atividades em grupo, bem como consultórios e salas de atendimento mais amplas, além de uma nova sala de curativos.

"Ampliamos os espaços físicos e as equipes para melhor atender a população, bem como proporcionar conforto para os profissionais que atuam nas unidades", destaca Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde

A UBS Cambuci, unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é gerenciada em parceria com o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) e também conta com Equipe Multiprofissional de Atenção Básica Domiciliar (Emad), composta por assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, médico clínico, nutricionista e técnico de enfermagem. São doze profissionais, ao todo.

A unidade também passou a atuar com mais uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), além das três já existentes, e com um grupo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composto por nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional e profissional de Educação Física dedicados exclusivamente à ESF Cambuci. Antes, as ESF eram assistidas por um núcleo do NASF, compartilhado com outras duas UBS.

Secretaria Especial de Comunicação
29/10/2018