Após 46 dias de seca, São Paulo amanhece com chuvas fortes

 A passagem de uma frente fria trouxe chuvas à cidade de São Paulo após 46 dias sem chuvas significativas, de acordo com dados pluviométricos do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo. O último registro de índices expressivos era do dia 13 de junho, que teve acumulado de 8,4mm em média na capital e até 18,8mm em alguns pontos. Desde então, houve apenas garoas que totalizam 0,16mm. Com isso, este é o quarto maior período de estiagem prolongada observado pelo CGE, que compila dados desde 1995.

“É comum que haja longos períodos sem chuva no inverno devido à formação e persistência do fenômeno conhecido como bloqueio atmosférico, que consiste em uma massa de ar seco que ganha força e dificulta a passagem dos sistemas frontais pelo litoral paulista. Dessa forma, é usual que ocorram eventos de estiagem prolongada até que uma frente fria forte o suficiente rompa este bloqueio”, afirma o meteorologista do CGE, Michael Pantera.

As chuvas começaram ontem (30) pela manhã na Zona Sul de São Paulo e depois generalizaram-se, sem força, pela cidade, que acumulou 7,3mm em média. Hoje (31) choveu de forma intermitente desde a madrugada e entre as 6h20 e 7h00 a cidade esteve em estado de atenção para alagamentos. Hoje, segundo apuração preliminar do CGE, já choveu 8,6mm em média na cidade, mas o valor deve ser alterado devido à continuidade das chuvas.

O maior período sem chuvas significativas do histórico do CGE, que reúne informações desde 1995, foi registrado em 2012, que acumulou apenas 0,4mm entre os dias 19 de julho e 18 de setembro, totalizando 62 dias de estiagem. O segundo maior intervalo entre chuvas ocorreu de 17 de julho 2010 a 06 de setembro de 2010, quando o acumulado chegou a apenas 1mm em 52 dias. Já o terceiro maior intervalo foi observado no ano passado, 2017, quando houve 50 dias sem chuva entre os dias 14 de julho a 2 de agosto.

Previsão para hoje e próximos dias

Hoje (31) no decorrer do dia ocorrem períodos de melhoria, mas o céu permanece com muita nebulosidade, o que impede que as temperaturas subam muito. As máximas não devem superar os 19ºC. Apesar de significativas, estas precipitações ainda foram insuficientes para reverter o quadro de estiagem prolongada, porém já ajudam a elevar os índices de umidade e melhorar a qualidade do ar. Ainda há condições de chuva até o final do dia, mas de forma mais fraca e isolada.

A frente fria se afasta gradativamente do litoral paulista, mas os ventos úmidos que sopram do oceano ainda causam muita nebulosidade e chuvas, além de manter a sensação de frio principalmente durante as próximas madrugadas.
A quarta-feira (01) ainda deve começar com chuvas fracas e chuviscos, que diminuem no decorrer do dia. O sol pode até aparecer entre muitas nuvens, mas as temperaturas não sobem muito. As mínimas oscilam em torno dos 12ºC, enquanto as máximas não devem superar os 20ºC.

Na quinta-feira (02) o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia, mas as temperaturas não devem subir muito. Os termômetros variam entre mínimas de 13°C e máximas de 21°C. Ainda há condições para chuvas isoladas e chuviscos, principalmente entre o final da tarde e a noite.

 

Assessoria de Imprenssa CGE