Prefeitura entrega CEU no Jaguaré

A existência de uma numerosa população em idade escolar e pré-escolar na Lapa, zona Oeste da Capital, levou a Prefeitura da Cidade de São Paulo a construir o CEU Jaguaré, cujo Bloco Didático foi concluído em agosto de 2009.

A existência de uma numerosa população em idade escolar e pré-escolar na Lapa, zona Oeste da Capital, levou a Prefeitura da Cidade de São Paulo a construir o CEU Jaguaré, cujo Bloco Didático foi concluído em agosto de 2009. A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), por intermédio do Departamento de Edificações (EDIF), começou as obras do CEU Jaguaré (avenida Kenkiti Shimomoto com avenida Jaguaré) em dezembro de 2008, em resposta às necessidades dos moradores da região. A nova unidade foi inaugurada em 28 de novembro de 2009.


O CEU é composto por um Bloco Didático com uma CEI (Centro de Educação Infantil), uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil), uma EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental), e um Bloco Esportivo e Cultural (BEC).
O Bloco Didático possui dois prédios. Um deles é ocupado, na parte inferior, pela CEI e, na superior, pela EMEI. O outro prédio possui dois andares para a EMEF. No total são 41 salas (23 salas para EMEF – incluindo laboratório de ciências, biblioteca, e sala de informática - , nove salas para CEI e nove salas para EMEI) que serão utilizadas conforme as necessidades da região. A Secretaria Municipal de Educação atenderá a 796 alunos da EMEF; a 545 da EMEI; e a 154 da CEI. Alunos da EMEI Jaguaré foram transferidos para o CEU Jaguaré, e estão em aulas desde setembro.


O prédio do refeitório principal é composto por dois pavimentos: térreo (refeitório e cozinha) e na parte superior a biblioteca e o telecentro.


O Bloco Esportivo e Cultural (BEC), cujos equipamentos de lazer serão oferecidos à comunidade local nos finais de semana, possui três piscinas (semi-olímpica, recreativa e infantil), duas quadras poliesportivas (sendo uma descoberta), um anfiteatro com 184 lugares, área gramada para uso esportivo e duas canchas de bocha (pistas).


O CEU Jaguaré conta com 20 banheiros adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e disponibiliza cinco elevadores que já estão funcionando.


As obras do CEU Jaguaré ofereceram emprego para 270 pessoas e contribuíram para a preservação do meio ambiente, com o plantio de 603 mudas arbóreas.
O terreno tem 22.170 m² e a área construída é de 10.154 m². O valor contratual foi de R$ 25,5 milhões.

 

 

Por Milene Rolan