PREFEITURA DE SÃO PAULO

Ponte do Jaguaré será interditada para nova etapa de obras

Interdição ocorrerá de 14/09 a 25/10, alternadamente nas pistas sentido centro e bairro. CET propõe caminhos alternativos

13/09/2019 16h10

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) informa que a Ponte do Jaguaré, na Zona Oeste, ficará interditada parcialmente de 14/09 a 25/10, para execução de mais uma etapa das obras de recuperação da estrutura atingida por incêndio no dia 21 de junho.

As obras englobam o macaqueamento para adequação dos aparelhos de apoio e a instalação de mantas de reforço (feitas de carbono) para recuperação das vigas

Histórico

Após ser atingida por um incêndio, a Ponte do Jaguaré permaneceu totalmente interditada por quatro dias para o tráfego de veículos. No dia 25 de junho a pista bairro-centro foi liberada para circulação de veículos leves, no dia 26 duas faixas da pista sentido centro-bairro também foram liberadas para veículos leves.

Em 5 de julho, depois da realização de monitoramentos e cálculos estruturais, foi liberada a circulação de ônibus simples (dois eixos) nos dois sentidos da Ponte do Jaguaré. A circulação de veículos pesados, caminhões e ônibus acima de dois eixos, continua proibida na ponte.

O laudo estrutural emergencial para fazer uma radiografia da estrutura da ponte começou a ser feito em 24 de junho e deve ser concluído em até 180 dias, a empresa EGT Engenharia LTDA. é a responsável pela elaboração do documento. As obras de recuperação da ponte, executadas pela G2O Gerenciamento e Obras Ltda, também serão concluídas até dezembro.

Manutenção

O programa de Manutenção de Obras de Artes Especiais (OAE) da Prefeitura prevê a realização de vistorias em 185 pontes e viadutos da cidade. Deste total, 73 já passaram por vistoria visual, o que resultou na contratação emergencial de 18 laudos estruturais, que já foram entregues. Atualmente 36 laudos estão com as licitações suspensas, para atender pedido de esclarecimentos feitos pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo. A licitação para contratação de outros 19 laudos está sendo elaborada. As vistorias visuais continuam sendo executadas.

Trânsito

A Engenharia de Campo da CET vai monitorar a interdição e orientar o tráfego na região, visando manter as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas.

O trânsito de veículos pesados, caminhões e ônibus acima de dois eixos, permanece proibido na ponte.

Interdições

Interdição Total

Interdições Parciais

Alternativas

Interdição Total

Interdições Parciais

Recomendações