Prefeitura avança na modernização com LED da rede de iluminação pública de São Paulo

Cerca de 90% do parque de iluminação da cidade já são atendidos por essa tecnologia que oferece melhor iluminação e menos consumo de energia

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Gestão da Rede Municipal de Iluminação Pública (ILUME), está remodelando e ampliando com tecnologia de LED a iluminação pública de ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos com grande circulação de pessoas. O objetivo é garantir segurança e conforto à população. Até o momento a cidade possui cerca de 600 mil pontos de luz de LED, o que representa 90% do total de seu parque de luz.

A remodelação consiste na substituição das antigas lâmpadas de sódio por luminárias de LED, tecnologia que garante melhor iluminação e menos consumo de energia. Por sua vez, a ampliação corresponde à implantação de luminárias em locais que não possuíam nenhum tipo de iluminação.

 A Avenida Sumaré é um exemplo de via que foi toda remodelada com iluminação de LED. Entre fevereiro e março de 2021, essa importante avenida da zona oeste recebeu 438 pontos de iluminação pública com essa tecnologia, sendo boa parte instaladas na sua ciclofaixa. Além disso, a via passou a contar com um sistema inteligente que permite melhor monitoramento das luminárias.

 A melhoria da iluminação para ciclistas também chegou à zona leste da cidade, mais precisamente à Avenida Radial Leste. Em toda a extensão de 12 km de sua ciclovia, que inicia na estação de metrô Tatuapé e termina na estação Corinthians-Itaquera, foram remodelados e ampliados quase 2 mil pontos de luz com LED. O serviço foi concluído em junho de 2021.

 Neste mês de setembro foi a vez do Mercado Municipal de Pirituba ter toda a sua área externa requalificada com 38 luminárias de LED e dois refletores (que também garantem a iluminação adequada no centro do mercado). O espaço apresentava problemas de baixa luminosidade que prejudicavam a circulação das pessoas. O Munícipio estuda a remodelação da iluminação externa de outros mercados municipais.

 Os serviços de remodelação e ampliação da rede de iluminação pública na cidade, bem como de manutenção, são executados, desde agosto de 2019, por meio da PPP da Iluminação Municipal. A expectativa é que toda a iluminação do município seja modernizada com LED até 2024.

 

Pontos de iluminação de LED estão no GeoSampa
A Prefeitura publicou no Portal GeoSampa, em julho deste ano, informações atualizadas sobre os mais de 630 mil pontos de iluminação pública da cidade. Além dos endereços dos postes de luz, o mapa digital passou a mostrar o tipo de lâmpada instalado no local (LED, vapor metálico, vapor de sódio, indução ou fluorescente). A ferramenta permite acompanhar a modernização em curso de toda a rede de iluminação da cidade com tecnologia de LED. Clique aqui e saiba mais.