Saiba quando e como solicitar os serviços de Ilume

Coordenadoria é responsável por planejar e fiscalizar a ampliação, modernização e manutenção da rede de iluminação pública da cidade

 

Há lâmpadas apagadas ou queimadas, oscilando ou piscando ou mesmo acesas durante o dia na sua rua? A iluminação na praça onde frequenta é fraca ou não existem postes com luminárias públicas? Você deve falar com a ILUME!

Integrada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) desde 3 de fevereiro (Decreto nº 60.061/2021), a Coordenadoria de Gestão da Rede Municipal de Iluminação Pública (ILUME) planeja e fiscaliza a ampliação, modernização e manutenção da rede de iluminação pública da cidade.

Diariamente a ILUME realiza reparos necessários para a melhoria da iluminação pública, trocando lâmpadas com mau funcionamento e vistoriando a correspondente fiação - que, em alguns casos, pode ter sido furtada ou alvo de vandalismo. O órgão também executa planos de expansão da rede municipal para atender regiões que hoje se encontram sem ou com pouca iluminação. Em todos os casos, a ILUME conta com a ajuda da população para identificar vias que estão com iluminação deficiente.

Cabe destacar que a Coordenadoria é responsável somente pela iluminação de ruas, praças e túneis. Faltou energia dentro de residências, comércios e empresas? Aí a competência para realizar os reparos é da ENEL, consórcio de energia da cidade. Para entrar em contato com a ENEL, ligue para 0800 72 72 120.

Outra dúvida bastante recorrente é em relação aos fios aéreos dispostos nas ruas, que podem ser tanto de energia, quanto de telecomunicação. Mas como diferenciá-los?

Os cabos de telecomunicação, até pelo fato de diversas empresas oferecerem esse serviço, estão em maior número e ficam na parte mais baixa dos postes.

Por sua vez, a rede de energia, que abastece tanto as luminárias das vias quanto o interior dos imóveis, é composta por três cabos que se encontram sempre na parte superior dos postes. Os dois primeiros fios transmitem energia elétrica e sua manutenção está a cargo da ENEL. Já o terceiro cabo tem a função de captar a eletricidade gerada pelos outros dois fios e direcioná-la para as luminárias públicas. Essa atribuição é da ILUME.

Para os casos urgentes, que podem colocar em risco a vida da população, como um fio partido que está soltando faíscas, deve-se entrar em contato imediatamente com a ENEL ou a ILUME.
 




Como solicitar a manutenção da iluminação pública?
O munícipe deve entrar em contato com a Central de Atendimento SP156 ou ligar para ILUME no telefone 0800 779 0156. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

Após a solicitação, a equipe técnica da ILUME é direcionada até o local para avaliação do equipamento/rede e, constatado o problema, o serviço é executado imediatamente.

Observação: para os casos que envolvem roubo de fio, a equipe de manutenção da ILUME se desloca até a delegacia mais próxima para a abertura de um “Boletim de Ocorrência” antes de repor os fios furtados e, assim, reestabelecer a rede de iluminação.



Como solicitar a melhoria ou implantação de iluminação pública?
Em casos de deficiência ou ausência de iluminação pública, o munícipe deve solicitar presencialmente o serviço na Praça de Atendimento das Subprefeituras mais próxima ou em qualquer unidade do Descomplica SP. Confira os endereços das Subprefeituras e das unidades Descomplica.

No local o cidadão preencherá um formulário a ser encaminhado à ILUME que, por sua vez, realizará vistoria técnica no endereço indicado para verificar as condições do local e definir as luminárias e acessórios que serão instalados. Em seguida, a Coordenadoria elabora o projeto da obra e programa sua execução.