Conferências

As conferências municipais são espaços democráticos de debates coletivos para discussão de propostas de organização municipal. Nas conferências municipais, acontece a reunião da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) com a sociedade civil organizada para discussão e decisão sobre políticas públicas municipais.

A reunião de diversos segmentos possibilita o estabelecimento de metas e prioridades e o intercâmbio de experiências entre o poder público e os cidadãos.

Consulte os botões de Participação Social das outras Secretarias , órgãos e entidades para encontrar informações sobre as Conferências realizadas no âmbito do município.

CONFERÊNCIAS AGENDADAS

>>> Não há Conferências Municipais agendadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito até o presente momento e o órgão não possui previsão de futuras Conferências a serem realizadas <<<<

CONFERÊNCIAS REALIZADAS

>>Não há conferências realizadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito até o presente momento.<<

**************************************************************************************************************************************

Abaixo, estão disponíveis documentos de conferências passadas com temas relacionados à atuação da SMT.

Webinares Maio Amarelo “Ruas mais seguras e acessíveis: Os novos rumos da mobilidade”

Data: Quartas-feiras, 5, 12, 19 e 26 de Maio de 2021
Horário:
entre 10h00 e 11h30h
Local:
on-line
Endereço:
Pode-se baixar as apresentações e assistir todo o conteúdo por youtube ou podcast, clicando aqui
E-mail:
dmc@cetsp.com.br

A série atraiu um público de mais de 1.200 pessoas, entre munícipes que acompanharam as transmissões ao vivo e os que acessaram posteriormente as gravações dos eventos, que foram disponibilizadas no YouTube da SMT e nas plataformas de streaming.

O primeiro encontro, no dia 5/5, teve a presença do prefeito Ricardo Nunes, do secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Levi Oliveira, do subsecretário de Política de Movilidad de Bogotá, Juan Esteban Martínez Ruiz, e da subsecretária de Planificación de la Movilidad de Buenos Aires, Lucila Capelli.

Nas semanas seguintes, autoridades e especialistas da Prefeitura de São Paulo e de organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde, o Banco Mundial e o WRI, estiveram nos webinares.

A acessibilidade foi assegurada com a presença de intérpretes de Libras e, no início de cada fala, todos os participantes fizeram uma autodescrição de suas características físicas e dos ambientes mostrados na tela.

Informações e dados importantes também foram divulgados em primeira mão nos webinares. A SMT anunciou novos editais de concorrência para a implantação de mais 48 km de conexões de estruturas cicloviárias na cidade de São Paulo, durante o evento do dia 12/5, que abordou a importância da mobilidade ativa para o compartilhamento do espaço urbano e a prevenção de doenças. A malha cicloviária da capital paulista já é a maior do país, superando os 680 km, e mais 300 km estão previstos para os próximos quatro anos.

Outro exemplo aconteceu durante o último painel, realizado em 26/5, que teve como tema "Gênero, segurança e mobilidade". No evento, foram apresentados os resultados da “Pesquisa de Hábitos e Intenções de Uso no Pós-Pandemia”, realizada pela SPTrans. Ela aponta que a maioria (57%) dos passageiros dos ônibus municipais são mulheres jovens, negras, com ensino médio completo, que trabalham em ocupações no setor do comércio e têm renda média familiar de R$ 2.400, pertencentes à classe C. Entre outros dados, o estudo mostrou ainda que 70% dos usuários dos ônibus tiveram que continuar trabalhando presencialmente, mesmo diante das recomendações de se evitar deslocamentos para conter a disseminação da Covid-19.

Acesse a programação completa, apresentações e assista nas plataformas de streaming, clicando aqui


Conferência Inovações Tecnológicas no Transporte Coletivo por Ônibus

Foram apresentados cases de empresas especializadas em tecnologias embarcada, gestão de operação e planejamento e SmartCities, que promovem a modernidade, eficiência e melhor experiência dos usuários.

Data: terça-feira, 15 de agosto de 2017
Horário: entre 8h30 e 18h
Local: Casa Caetano de Campos
Endereço: Praça da República, 53 – Portão B
E-mail: marketing@sptrans.com.br
Telefone: 3396- 7846

A Secretaria de Mobilidade e Transportes e a SPTrans realizaram no dia 15 de agosto de 2017 evento sobre Inovações Tecnológicas no Transporte Coletivo por Ônibus. A conferência reuniu especialistas de diversas áreas ligadas à mobilidade urbana e tratou da aplicação da tecnologia no sistema de transporte paulistano.

O evento aconteceu na Casa Caetano de Campos, na Praça da República, e contou com a presença de representantes de entidades acadêmicas, além de órgãos dos setores público e privado.

A abertura do evento foi feita pelo então secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, e pelo então presidente da SPTrans, José Carlos Martinelli, que ressaltaram a importância da tecnologia na mobilidade urbana. Ao longo do dia, foram apresentados modelos de empresas especializadas em tecnologia embarcadas que poderiam ser aplicadas em São Paulo de forma a promover a modernidade e eficiência do sistema de transporte público.

A conferência técnica também contou com discussões sobre as tendências mundiais em inovação tecnológica para sistemas de transporte, conduzida por representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e da União Internacional de Transporte Público (UITP).

Fechando a conferência, foram realizadas duas mesas de debate com os temas “Hardware e Software: Sistemas de Gestão da Operação, Planejamento” e “Equipamentos Embarcados: como prover um serviço de excelência ao usuário?”.

A terceira mesa de discussão foi como tópico “Big Data, Smart Cities, Internet das Coisas e Privacidade: Como atender a uma demanda de maneira eficiente e segura?”.

 >>A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito não realizou Conferências em outros anos.<<