Uso da Faixa Azul mantém queda sinistros em motocicletas

Relatório do oitavo mês do Projeto Piloto aponta queda de sinistros leves dentro da faixa

O Projeto Piloto da Faixa Azul para motocicletas completa oito meses de operação na Avenida 23 de Maio, sentido Santana/Aeroporto, com resultados muito positivos: a Faixa Azul é utilizada por 86% dos motociclistas e houve queda de sinistros leves dentro do espaço da Faixa Azul e não houve sinistros graves ou óbitos.

No espaço dentro da Faixa Azul houve um sinistro leve entre os meses de agosto/setembro em comparação com o mês anterior em que ocorreram dois sinistros leves.

Já Fora da Faixa Azul, houve cinco sinistros com vítima leve e uma com vítima grave entre os meses de agosto/setembro, constatando um aumento do número de sinistros fora do espaço do projeto piloto.

O uso da Faixa Azul aumentou entre os motociclistas e chegou a 87,2% no horário de pico.

Com relação aos índices de lentidão, percebe-se que a cidade está voltando ao patamar antes da pandemia. Na comparação com o ano de 2019, quando a circulação na cidade estava normal, houve quedas nas médias de lentidão para todos os meses, com exceção de setembro. Na medição de setembro houve queda na média de lentidão do período da manhã e alta na média da tarde em relação ao mês anterior.

Atualmente, o Projeto Piloto está sendo implantado na Avenida dos Bandeirantes, nos dois sentidos, entre a Marginal Pinheiros e o Complexo Maria Maluf e, após a finalização dos serviços de recapeamento e obras, será implantado no corredor Norte-Sul, sentido Aeroporto, desde a Ponte das Bandeiras até a Av dos Bandeirantes.

A CET permanece enviando os relatórios para a SENATRAN, por tratar-se de projeto experimental.

Para informações sobre o histórico do Projeto Piloto Faixa Azul, acesse: http://www.cetsp.com.br/consultas/faixa-azul/informacoes-gerais.aspx