PREFEITURA DE SÃO PAULO

Ampliação de postos para solicitação de Cartão de Estacionamento de Idoso

30/06/2017 10h32

A Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT), por meio do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), vai aumentar a oferta de locais nos quais é possível solicitar e retirar o Cartão de Estacionamento para Idoso. A medida tem o objetivo de facilitar o acesso ao serviço pelo público com mais de 60 anos.

A partir dde 30 de junho, a Prefeitura Regional do Aricanduva (localizada na Rua Atucuri, 699, Vila Carrão) passou a emitir o documento. A solicitação pode ser feita das 8h às 17h (confira abaixo como requerer o benefício).

Desta forma, idosos que vivem na Zona Leste e desejam requerer o benefício não necessitam mais se deslocar até a sede do DSV, em Pinheiros, zona oeste, para entregar a documentação exigida.

O DSV também irá montar postos móveis em dois shoppings na Zona Sul – duas semanas em cada shopping – para facilitar o atendimento da população idosa na região, a maior em extensão territorial da cidade de São Paulo. Os pontos vão funcionar de quarta-feira a domingo, tornando todo o processo de emissão do Cartão acessível a quem normalmente não consegue realizar a solicitação nos dias úteis.

Com a iniciativa, a SMT procura assegurar aos idosos maior possibilidade de requererem o Cartão de Estacionamento para sua categoria. Entre os dias 5 e 9 de julho, e de 12 a 16 do mesmo mês, o Posto Móvel do DSV estará montado no Shopping Ibirapuera (Avenida Ibirapuera, 3.103, Moema), das 12h às 18h. E entre os dias 19 a 23 julho, e de 26 a 30 do mesmo mês, a equipe do Departamento estará do Shopping Interlagos (Av. Interlagos, 2.255, Interlagos), também das 12h às 18h.

“Vamos instalar dois postos móveis do DSV em áreas de grande movimento na Zona Sul e com funcionamento durante os fins de semana, ampliando o atendimento aos idosos desta importante e populosa região da cidade”, explica a diretor do DSV. 


O que é o Cartão de Estacionamento para Idoso?

É uma autorização especial para o estacionamento de veículos, conduzidos por idosos, ou que os transportem, em vagas especiais devidamente sinalizadas. Nas vagas especiais em área de estacionamento rotativo de Zona Azul, além do Cartão Idoso, o usuário deverá utilizar também o Cartão Azul Digital (CAD)


Quem tem direito?

Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, condutoras ou passageiras de veículos automotores e residentes no Município de São Paulo.

 
Como solicitar o benefício?

- Fazer seu cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE );

- Solicitar Novo Requerimento de Idoso – somente um requerimento por requerente (Idoso) será possível ser cadastrado

- Imprimir o requerimento que deve ser assinado pelo idoso e levar aos postos do DSV junto com as cópias simples de uma documento de identidade oficial com foto e assinatura (RG com CPF, CNH ou equivalente) e do comprovante de residência em nome do requerente (são aceitos contas de luz, de água, de telefone, de gás, as correspondências de bancos, de cartões de crédito, de planos de saúde, de condomínio, e de multas de trânsito) emitido, no máximo, no mês anterior ao pedido.

Manual de Sinalização

Assessoria de imprensa - SMT