SPTrans tem ações de combate ao racismo no Mês da Consciência Negra

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (SETRAM) e da SPTrans, participa com várias ações de conscientização e de combate ao racismo no Mês da Consciência Negra, além de atuar ativamente durante todo o ano com medidas e procedimentos de combate à discriminação no transporte público por ônibus.
Entre outras ações, a SPTrans está divulgando a 1ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra de São Paulo - o protagonismo da população negra na história da humanidade, nas ciências e inovação -, realizada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, de 20 a 22 de novembro, no Pavilhão 10 do Anhembi, com 92 ônibus do sistema de transporte municipal.

Os ônibus circulam por todas as regiões da cidade até o dia 23 de novembro com adesivos no vidro traseiro divulgando a Expo Consciência Negra. Participam da iniciativa as empresas operadoras do sistema A2, Ambiental, Alfa Rodobus, Campo Limpo, Gato Preto, Grajaú, KBPX, MobiBrasil, Movebus Sambaíba, Santa Brígida, Transcap e Transpass.

Além disso, durante todo o período da feira, a SPTrans participa com a comunicação visual dentro do stand da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, divulgando a próxima edição do Jornal do Ônibus, que tem o combate ao racismo como tema.

A Expo deve atrair um público de cerca de 5 mil pessoas por dia, vai oferecer toda segurança sanitária e terá conferências com nomes de referência nacional e internacional. O evento também buscará formas de educar, sensibilizar e engajar a todos nesta causa, com uma experiência sensorial que inclui elementos lúdicos e educativos para recontar a história desde o início da humanidade, nas ciências e inovações tecnológicas.
A ação faz parte do programa "São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural", que busca dar visibilidade à importância da luta antirracista junto à sociedade.

A SPTrans também terá duas edições especiais do Jornal do Ônibus, ambas com a frase “Racismo é crime: ligue 156 e denuncie”: uma edição, que estará nos ônibus entre os dias 15 e 22 de novembro, para divulgar a Expo; e a outra, entre 23 de novembro e 15 de dezembro, foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e também vai destacar a frase “Racismo é crime”. Essa mensagem também é veiculada no sistema de som dos terminais e, também, em 150 cartazes afixados nos quadros de avisos dos terminais entre 4 e 30 de novembro.

No Terminal Mercado, uma exposição fotográfica realizada pela Secretaria Municipal de Promoção a Igualdade Racial vai homenagear funcionários públicos negros de São Paulo e também apresentar sua representatividade na sociedade e o fortalecimento cultural da população negra.

Treinamento de motoristas e cobradores

Nesta quinta-feira, 18, a SPTrans fez uma ação de sensibilização com os RH’s das empresas operadoras de ônibus, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, para que repliquem as práticas de combate ao racismo durante os treinamentos dos operadores.

Também nesse sentido, no domingo, 21, e na segunda, 22, a SPTrans vai levar 35  motoristas por dia, de todas as empresas, para uma visita à 1ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra de São Paulo - o protagonismo da população negra na história da humanidade, nas ciências e inovação.

Além dessas ações em novembro, a SPTrans está permanentemente em busca de reduzir o número de casos de racismo e de conscientizar os operadores. Em parceria com a SMDHC desenvolve a capacitação dos multiplicadores dos RH’s das empresas operadoras visando subsidiar as ações de desenvolvimento para os operadores (motoristas, cobradores e fiscais).

O contrato celebrado com as empresas operadoras prevê conteúdos, carga horária e periodicidade de treinamento para motoristas e cobradores. Além disso, desde 2017 o Programa Viagem Segura realiza acompanhamento mais próximo aos RH’s das empresas para intensificar a formação dos instrutores das empresas e verificar o cumprimento dos treinamentos.

Os operadores são treinados diretamente pelos RH’s das empresas operadoras seguindo as diretrizes do que é determinado pela SPTrans.

Parceria com Banco Mundial

A SPTrans também tem uma parceria com o Banco Mundial, por meio do Smart Mobility Program, do Governo do Reino Unido, que engloba uma série de projetos. Dentre eles, um exclusivamente relacionado a ações de Gênero e Raça na mobilidade.

O projeto busca contribuir para conscientização, capacitação e aprimoramento do setor de transporte da Região Metropolitana de São Paulo de modo a reduzir as desigualdades de gênero e raça na mobilidade urbana; assim como capacitar as equipes administrativas, de planejamento, de projetos e operação quanto à perspectiva interseccional entre gênero e raça.

Este projeto conta com a consultoria do ITDP (Institute for Transportation and Development Policy) e do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), referências na construção de políticas públicas de mobilidade e pelo fim das desigualdades  

Serviço
1ª Expo Internacional da Consciência Negra
Quando: Aberta ao público de 20 a 22 de novembro
Onde: Pavilhão Oeste do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo)
Pandemia: De acordo com os protocolos sanitários estipulados na Resolução estadual nº 166, de 4 de novembro de 2021, as pessoas com mais de 12 anos terão que apresentar comprovante do esquema vacinal completo contra a covid-19. Aqueles que receberam apenas a primeira dose e menores de 12 anos deverão apresentar teste do tipo PCR negativo com até 48 horas de antecedência, ou antígeno realizado em até 24 horas antes do evento.
Exposição Fotográfica Alusiva ao Funcionalismo Público Negro de São Paulo
Dias: 20, 21 e 22
Local: Terminal Mercado, ao lado das bilheterias
Gratuito
 
Confira as redes sociais da SPTrans
https://twitter.com/sptrans
https://www.facebook.com/SPTransOficial
https://www.instagram.com/sptransoficial/
https://www.youtube.com/user/SPTransSP

Imagem de um ônibus SPTrans em movimento em uma avenida, com adesivo da Expo Internacional da Consciência Negra no vidro do Fundo deste ônibus

Imagem de um ônibus próximo SPTrans em movimento em uma avenida, com adesivo da Expo Internacional da Consciência Negra no vidro do Fundo deste ônibus

Fotos: Sidnei Santos