DTP e SEST SENAT realizam evento para promover conscientização sobre respeito no trânsito na Semana da Mobilidade 2021

Nesta terça-feira (21/09), a ação organizada pelo Departamento de Transportes Públicos (DTP), em parceria com o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), possibilitou que aproximadamente 100 profissionais de transporte de todas as modalidades, como taxistas, condutores escolares, motofretistas e motoristas de carga-frete e de fretamento, recebessem orientações sobre direção segura, dicas de saúde e de melhorias no atendimento.

A atividade foi realizada em uma tenda montada no pátio do DTP, no bairro do Pari, e faz parte da programação da Semana da Mobilidade 2021, cujo tema é “Conviva com Respeito”. Os presentes ainda participaram de rodas de discussão sobre legislação de trânsito e cuidados de manutenção com o veículo. Também houve informações sobre alimentação saudável e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Ao final, cada participante recebeu um kit de higiene bucal.

“Essa ação é importante por promover a conscientização sobre o respeito no trânsito e o convívio harmônico entre os diversos modais de transporte. São orientações que ajudam esses profissionais em seu dia a dia” afirma o diretor do DTP, Roberto Cimatti.

A taxista Maria de Fátima Teixeira disse ter ficado satisfeita com as dicas que recebeu sobre alimentação. “No dia a dia, acabo comendo muita fritura e carboidrato. Depois de ouvir a nutricionista pretendo começar a comer mais frutas e fazer refeições menores em intervalos de tempo mais curtos”, conta.

Instrutores do SEST SENAT ainda passaram instruções para os participantes sobre manutenção preventiva de veículos e a importância de respeitar as leis de trânsito. “A gente conversou sobre calibrar o pneu da motocicleta, fazer as revisões periódicas de acordo com o manual do usuário e respeitar os limites de velocidade e as placas de sinalização para evitar acidentes. Já tive algumas quedas ao longo dos anos e hoje piloto com muito mais consciência”, explica o motofretista Gerson Silva Cunha.

A Semana da Mobilidade de 2021 é realizada entre os dias 18 e 25 de setembro. São diversas ações envolvendo a Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), por meio da SPTrans e DTP, que têm como foco a segurança e incentivar a locomoção por meio de ônibus. As atividades ocorrem pelas redes sociais e em locais como terminais e garagem de ônibus para conscientização de passageiros e motoristas.

Assessoria de Imprensa - SETRAM