Prefeitura promove ações para a Semana da Mobilidade

“Conviva com respeito” é a mensagem da Semana da Mobilidade 2021, com programação organizada respeitando os cuidados relativos à pandemia

Entre 19 e 25 de setembro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Secretaria Executiva de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM), promove a Semana da Mobilidade 2021: Conviva com respeito. Ao longo da semana, foram programadas atividades presenciais e online, campanhas de conscientização, além de conteúdos voltados à mobilidade ativa, ao transporte público e à segurança viária nas redes sociais.

As atividades envolvendo a São Paulo Transporte (SPTrans) e o Departamento de Transportes Públicos (DTP) serão realizadas pelas redes sociais e em locais como terminais e garagem de ônibus com foco na conscientização de passageiros e motoristas. A dinâmica “inversão de papéis”, por exemplo, permite que ciclistas e motoristas de ônibus troquem de lugar na prática, mesmo que por um curto período, promovendo empatia entre os participantes. A SPTrans também realiza o programa “Andar de Ônibus em SP”, que levará um ônibus até uma escola para demonstração, incentivando o uso do transporte coletivo e formando os futuros passageiros.

O DTP, em parceria com o SEST SENAT, vai realizar uma ação voltada para os profissionais de transporte como taxistas e condutores escolares para dar orientações sobre direção segura, dicas de saúde e de melhorias no atendimento. Além disso, serão organizadas rodas de discussão sobre alterações na legislação de trânsito e o respeito aos mais vulneráveis como pedestres e ciclistas.

Para reforçar a segurança na mobilidade urbana, a SPTrans fará uma palestra virtual com as equipes de Comunicação e RH das empresas operadoras, para que as mensagens sejam repercutidas nas concessionárias do sistema.

O Centro de Educação de Trânsito da CET (CETET) vai promover a ação Motociclista Seguro Online. Serão palestras com a participação de policial do CPTran e agente de trânsito da Companhia. O objetivo é levar aos motociclistas inscritos informações relacionadas à segurança e à preservação da vida.

Em parceria com o Rotary, o CETET também promoverá atividade de conscientização por meio de vivências que simulam a travessia de via por uma pessoa com deficiência visual e também com mobilidade reduzida.

Já a Universidade Corporativa da CET (UniCET), com apoio da ABRAMET e da AMA BR, irá publicar, ao longo da semana, o resultado de duas pesquisas realizadas com motofretistas.

Para o encerramento da Semana da Mobilidade 2021 está programada uma exposição, em parceria com o Shopping Light, com fotos do acervo da CET e da SPTrans sobre a mobilidade no século XXI.

Acompanhe a programação completa no link: https://cetsaopaulo.blogspot.com/search/label/SemanaDaMobilidade2021