Confira a cartilha da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito que explica como transportar seu pet com segurança

Quem possui animais de estimação pode consultar o guia com dicas de boas práticas que está disponível em formato online

 A Prefeitura de São Paulo, por meio Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), conta com uma cartilha com  orientações sobre o transporte seguro de animais de estimação.

O guia de boas práticas reúne, de um jeito prático e fácil de ler, recomendações aos tutores de como transportar seus pets com cautela e segurança no trânsito, considerando diversos modais (a pé, de bicicleta, no carro, no ônibus, no metrô e trens, no táxi, etc.).

O conteúdo contempla também a questão do cão-guia, cuja presença, por lei, deve ser aceita em qualquer lugar público, inclusive nos meios de transporte.

O transporte de animais de estimação precisa ser feito de forma adequada, e o desrespeito à legislação pode levar o condutor a ser autuado. Conduzir com animais no colo, entre os braços e pernas, é uma infração média, com multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH. Já levar animais na parte de fora do veículo é considerada infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH. A cartilha também orienta o motorista a jamais deixar o animal de estimação sozinho no carro, principalmente sob sol forte e pouca ou nenhuma ventilação.

Em relação aos táxis, é permitido o transporte do pet de até 10kg acondicionado em recipiente apropriado. Nos ônibus municipais, os pets podem ser transportados nos dias úteis, somente fora dos horários de pico, e o limite de peso para o transporte de animais de estimação também é de até 10 kg (em um contêiner de fibra de vidro ou material similar resistente, sem saliências ou protuberâncias, à prova de vazamentos). Podem ser transportados até dois pets por coletivo.

No caso de bicicletas, é recomendado que o pet esteja acomodado em uma cesta ou caixa de transporte e preso, por exemplo, por uma guia, para evitar quedas e acidentes.

O Guia de Boas Práticas para transportar seu pet com segurança é uma publicação de 12 páginas e está disponível em PDF para download, por meio link http://www.cetsp.com.br/consultas/publicacoes/guia-pet-seguro.aspx.