PREFEITURA DE SÃO PAULO

Terceiro dia da Semana da Mobilidade terá mímicos e blitz educativa

19/09/2017 20h47

 O terceiro dia da Semana da Mobilidade começa nesta quarta-feira (20/09) com a ação de mímicos em faixas de pedestre interagindo com os motoristas. Entre 11h e 13h, os artistas vão estar na rua Quintino Bocaiuva com a Benjamin Constant, onde está em vigor o Programa 100% Pedestre, que visa chamar a atenção para a prioridade de travessia de quem anda a pé pela cidade.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, em conjunto com a CET e SPTrans, também prepararam outras ações para esta semana com o objetivo de reflexão entre poder público e sociedade civil sobre as formas de se deslocar em São Paulo. A ideia é mostrar como ocorrem os deslocamentos no dia-a-dia e sobre a importância dos modais serem compartilhados.

Quem quer trabalhar com moto também terá à disposição um curso gratuito de motofrete, que tem duração de 32 horas no CETET (Centro de Treinamento e Educação de Trânsito) da CET. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever previamente no telefone (11) 3871-8625.

Os motociclistas também vão contar com blitze educativas que são feitas pela Abraciclo (Associação Brasileira de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) em parceria com a CET. O evento acontece entre às 6h30 e às 18h30 em três pontos da cidade: Avenida Rebouças com a Avenida Brasil e Henrique Schaumann; Avenida São João com a rua General Osório e na Avenida Bernardino de Campos com a rua Ramon Penha Rubi. Os motociclistas vão ser orientados e receber panfletos educativos que falam sobre sinalização durante mudança de faixa, o uso correto do equipamento de segurança, excesso de velocidade, uso do celular e o comportamento do condutor.

Além da programação definida pela Prefeitura, entidades de classe e a sociedade civil também podem participar e sugerir programações próprias pelo site criado para o evento: http://semanadamobilidade.prefeitura.sp.gov.br/. A programação completa também pode ser conferida neste link. A Semana da Mobilidade conta com o apoio da Youse, uma plataforma online de venda de seguros da Caixa Seguradora.

 

Confira as principais atrações desta quarta-feira:

HOMEM CELULAR - Uma pessoa vestida de celular fica em cruzamentos importantes da cidade com mensagens que chamam a atenção sobre os riscos de se distrair com o aparelho quando está dirigindo ou atravessando uma via, por exemplo.

CARTÃO DSV NA AACD - Como parte da programação, o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) terá um posto móvel a partir desta segunda-feira (18) para atender o público da AACD, na Unidade do Ibirapuera. O posto móvel funcionará até 11 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceto feriados, e vai ficar instalado próximo à entrada da Avenida Professor Ascendino Reis, 724, Vila Clementino. Esta unidade móvel do DSV será voltada exclusivamente para quem recebe atendimento no local, dos seus respectivos acompanhantes, colaboradores e voluntários da Instituição.

CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA E PILOTAGEM SEGURA – No CETET (Centro de Treinamento e Educação de Trânsito) da CET haverá cursos gratuitos de pilotagem segura (para motociclistas) e de direção defensiva (para motoristas). A carga horária é de 16h. Os interessados devem fazer a inscrição pelo telefone (11) 3871-8625.

CENÁRIO INTERATIVO “EU VOU DE ÔNIBUS” – Até o dia 25/09, das 10h às 16h, será instalado um cenário interativo nos terminais Cidade Tiradentes, Pinheiros e Pirituba. O painel contará com espaço para as pessoas colocarem o rosto nos corpos desenhados, tirarem fotos e publicá-las com a #EuVouSP. Essa ação é uma forma lúdica e bem humorada de valorizar os passageiros que utilizam o transporte por ônibus nos seus deslocamentos.

ANDAR DE ÔNIBUS EM SP – Até o dia 22/09, a SPTrans vai apresentar aos “passageiros do futuro” - estudantes de cinco escolas municipais da região leste, com idades entre 11 e 12 anos, como andar de ônibus em SP. Essa ação é em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O programa tem início já na porta da escola, quando as crianças recebem as informações sobre o que está apresentado no lado de fora do ônibus e durante o trajeto a orientação é direcionada para questões de comportamento e cidadania. Nesta edição, as crianças conhecerão o Expresso Tiradentes, centro de controle e Terminal Parque Dom. Pedro.

EXPOSIÇÃO POSSÍVEL PARA TODOS - Veículos adaptados, como um táxi, um ônibus e dois veículos do Atende, que transportam deficientes físicos, estão expostos no Pateo do Collegio de terça-feira (19/09) até (21/09), das 9h às 17h. No local também são apresentados números sobre acessibilidade no transporte coletivo.

PALESTRA DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO – Palestra será dada empresas e instituições com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância da adoção de atitudes seguras e solidárias, visando a melhoria das condições de circulação no trânsito e da qualidade de vida de condutores e pedestres. O evento é voltado para motoristas, ciclistas, pedestres e usuários de transporte coletivo.

DEBATE - “Mobilidade Corporativa – da teoria à prática”. O evento com diversos especialistas vai para discutir a mobilidade corporativa e propor novas soluções que conversem com as organizações, com as cidades e com as pessoas. O evento será na avenida Nações Unidas 14.171


Assessoria de Imprensa - CET