SPTrans executa plano de emergência nos terminais de ônibus para enfrentar escassez de água

Aproveitar água de reuso, lavar pisos e coberturas quando indispensável e acionar caminhões-pipa são algumas das medidas implantadas. Secretário Jilmar Tatto quer garantir a continuidade do atendimento aos usuários, em especial dos que utilizam os 29 terminais administrados pela SPTrans

Em razão da crise no abastecimento de água em todo o Estado e, especialmente, na cidade de São Paulo, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, determinou a adoção de um plano emergencial para evitar falta de água nos 29 terminais de ônibus urbanos administrados pela SPTrans.

As medidas, comunicadas a todos os funcionários e prestadores de serviço da SPTrans, intensificam práticas de economia na limpeza e lavagem dos equipamentos.

Já houve um episódio de falta de água registrado no Terminal Parque Dom Pedro II, o mais movimentado da SPTrans, no centro da cidade, no dia 16 deste mês.

“Estamos preparados para enfrentar a situação da falta de água que vem atingindo a todos, naquilo que nos cabe estamos tomando as providências necessárias”, afirma o secretário municipal de Transportes e presidente da SPTrans, Jilmar Tatto. Ele acrescenta que a iniciativa busca garantir a continuidade do atendimento aos usuários dos terminais.

Caminhão-pipa

No plano está prevista a contratação de caminhões-pipa para impedir situações de desabastecimento. Assim, lavagens de plataformas, pisos, pistas de rolamento e coberturas, além da irrigação de jardins, devem ser feitas somente quando absolutamente indispensável, e recorrendo, exclusivamente, à água de reuso.

A ordem é economizar no consumo não apenas nos terminais, mas, também, nas demais unidades administrativas e operacionais da SPTrans. A empresa, que irá compatibilizar as novas orientações aos contratos das empresas prestadoras de serviço de limpeza.

O secretário pede ainda aos funcionários da SPTrans e aos usuários do sistema de transporte coletivo municipal a adesão ao plano de contingência com o uso criterioso e racional da água nos terminais de ônibus.

A SPTrans está monitorando a situação diariamente e poderá acionar caminhões-pipa em casos de emergência. Paralelamente, já estão sendo feitos estudos na área de sustentabilidade no sentido de encontrar uma solução que contemple a captação de águas pluviais e instalação de poços artesianos ou semi-artesianos nos terminais de ônibus.

Assessoria de Imprensa - SPTrans
 

Siga-nos:
@sptrans_
SPTransOficial
SPTransSP
@cetsp__
CETSaoPaulo