PREFEITURA DE SÃO PAULO

Secretaria de Transportes apresenta estudos para ciclovias cruzarem as marginais do Tietê e Pinheiros

Todas as pontes estão passando por estudos da CET

07/10/2014 13h28

A Secretaria Municipal de Transportes, por intermédio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apresenta a primeira fase dos estudos para a travessia de ciclistas sobre as marginais dos rios Pinheiros e Tietê. Foram desenvolvidos projetos para 12 das 28 pontes.

A travessia das marginais é parte importante para a ligação cicloviária das zonas Norte, Oeste e Sul ao Centro da cidade. A prefeitura irá implantar 400 km de ciclovias até o ano que vem. Portanto, a criação desses ramais será fundamental para a formação de grandes eixos de deslocamento por bicicleta.

Esses trajetos são caracterizados pela segregação física da pista destinada ao uso de bicicletas, dotados de sinalização vertical e horizontal específicas (placas e pintura de solo); e serão implantados em toda a cidade.

Atualmente, a cidade dispõe de 82,9 km de vias destinadas aos ciclistas implantadas pela gestão (dados atualizados até 07/10). Em uma primeira fase, quatro pontes serão contempladas. Mais oito devem receber ciclovias num segundo momento, já que exigem obras de engenharia civil de maior porte.

A engenharia de tráfego e planejamento da CET seguem estudando as demais pontes para estudo de viabilidade de implantação das ciclovias nos demais eixos.

Desta forma, as ciclovias deverão ser implantadas em toda cidade, conectadas com outros modais de transporte, como terminais de ônibus, equipamentos públicos, escolas, praças, parques e locais de trabalho.

Detalhamento das etapas

Primeira Etapa
A primeira fase consiste em projetos para pontes que requerem apenas pintura e obras de pequeno porte. São elas:

Segunda Etapa
Projetos para pontes que requerem obras civis de maior porte. São elas:

Em estudo
Além destas, outras pontes continuam em estudos técnicos, buscando soluções para implantação de ciclovias:

Diretrizes do “Padrão CET” para ciclovias

Para planejar as futuras travessias das ciclovias sobre as pontes, as diretrizes a nortear os técnicos continuam a ser as do “Padrão CET”:

 

Estudos sobre travessias para pedestres e ciclistas em pontes e viadutos


Projeto de Cicloviana Avenida Paulista

 

Assessoria de Imprensa da SMT