Promoção da Cidadania

Promover o acesso à cidadania é empoderar o cidadão a fim de que seja conhecedor de seus direitos e deveres, incentivando mudanças na sociedade e contribuindo para a efetivação dos direitos e deveres preconizados na lei.

Selo de Acessibilidade Digital

O site da SPTrans atendeu aos critérios nacionais e internacionais de acessibilidade, com a orientação da Comissão Permanente de Acessibilidade - CPA, sendo a primeira empresa da administração municipal a receber o Selo de Acessibilidade Digital.

Site acessível em libras

O site da SPTrans possui a ferramenta Hand Talk que promove a tradução para a Língua Brasileira de Sinais do conteúdo em tempo real, tornando-o acessível em Libras. 

Ações nos Terminais

Campanhas de Vacinação

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, são realizadas campanhas de vacinação nos terminais de ônibus da Cidade de São Paulo, como por exemplo, as campanhas de vacinação contra doenças contagiosas como a gripe, H1N1, rubéola, caxumba, febre amarela, hepatite e poliomielite, além de ações de orientação contra o mosquito da  dengue, Aids e Hanseníase. Em maio abrimos três terminais (Cidade Tiradentes, V,N. Choroeirinha e Pirituba) para vacinação COVID - 19

Cultura

O programa Cultura nos Terminais incentiva intervenções artísticas gratuitas nos terminais, como exposições e esquetes teatrais. Mais informações: http://www.sptrans.com.br/cultura-nos-terminais

Livro na Faixa

O programa Livro na Faixa incentiva a leitura por meio da troca de livros. As estantes estão em 20 terminais da cidade de São Paulo. Mais informações: http://www.sptrans.com.br/livro-na-faixa/

Semana Nacional do Meio Ambiente

Para incentivar o descarte correto de resíduos sólidos, na Semana Nacional do Meio Ambiente, terminais de ônibus disponibilizam pontos de troca de recicláveis, eletrônicos e óleo de cozinha usado por composto orgânico e sabão em barra.

Unidade Móvel de Cidadania LGBTI
Em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, a unidade móvel percorre os terminais da cidade, divulgando os serviços prestados pelos centros de cidadania LGBTI.

Campanha Ponto final ao abuso sexual nos ônibus de São Paulo

A Campanha orienta vítimas, testemunhas e operadores para uma rápida identificação e providências contra os abusadores.

A SPTrans realiza campanhas preventivas sobre abuso sexual em materiais afixados nos ônibus, terminais e publicados em seus perfis nas redes sociais.    

Posto de Apoio à Mulher

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Mobilidade e Transportes (SMT) e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e da SPTrans, inaugurou em março de 2021, o Posto de Apoio à Mulher localizado no mezanino do Terminal Sacomã. No local, mulheres vítimas de abuso sexual e violência doméstica têm acolhimento e atendimento qualificado.

Maio Amarelo

Movimento de conscientização para alertar a sociedade sobre os altos índices de mortes no trânsito, a integração entre os modais e a segurança de pedestres. A SPTrans, ao longo do mês de maio, promove ações educativas e de conscientização para um trânsito mais seguro, atingindo todos os usuários do sistema viário, com o objetivo de envolver a sociedade na missão de reduzir os acidentes.

Museu SPTrans dos Transportes

O Museu SPTrans dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla conta com extenso acervo sobre a evolução do transporte urbano. Mais informações: http://www.sptrans.com.br/museu-sptrans-dos-transportes/

Museu Virtual do Transporte

No site da SPTrans é possível acessar o acervo de imagens históricas do Museu SPTrans dos Transportes. Mais informações: http://www.sptrans.com.br/museu-virtual

Fonte: Assessoria de Marketing-DP/MKT