CURSO: ENCHENTES NA CIDADE DE SÃO PAULO: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO CUIDADO E PREVENÇÃO - TURMA 2

topo

CURSO: ENCHENTES NA CIDADE DE SÃO PAULO: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO CUIDADO E PREVENÇÃO - TURMA 2

Dia: 22, 24, 26, 29 e 31 de outubro de 2019, terças, quintas e sábado.
Horário: 19h às 23h.

Inscrições através da DRE Santo Amaro.

Descrição

Curso fechado para professores da Rede Municipal de Educação Este curso é coordenado pela SME e realizado por meio de uma parceria entre SMSU, SMS, AMLURB e SVMA. As periferias das grandes metrópoles brasileiras são marcadas por moradias irregulares em locais propícios a acidentes geológicos e ambientais, como por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. É possível notar que o uso e ocupação do solo ocorrem de maneira imprópria, principalmente por falta de melhores oportunidades, mas também por desconhecimento dos riscos por parte da população.
Neste contexto, a inserção de trabalhos educacionais nestas regiões é uma ferramenta de prevenção de acidentes muito importante. Sendo assim, a presente formação, oferecida pelas Secretarias Municipais de Segurança Urbana, de Saúde, de Educação e do Verde e Meio Ambiente, visa aprimorar a integração entre a Defesa Civil, a Saúde, as escolas e as comunidades em áreas de risco por meio da formação dos docentes e sua posterior multiplicação do conhecimento aos alunos. Desta forma, os(as) professores(as) podem trabalhar a temática com seus estudantes em sala de aula, deixando claro os impactos físicos, geológicos e ambientais que este fenômeno pode trazer para a vida de seus(suas) estudantes, por meio dos diferentes saberes oportunizados pelos componentes curriculares em consonância com o proposto pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mais especificamente a Erradicação da Pobreza em seu item 5 no que diz respeito a construir a resiliência dos pobres e daqueles em situação de vulnerabilidade, e reduzir a exposição e vulnerabilidade destes a eventos extremos relacionados com o clima e outros choques e desastres econômicos, sociais e ambientais; bem como assegurar uma vida saudável e promoção de bem-estar para todos, em todas as idades e, consequentemente, tomada de medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
Este curso tem ainda como objetivos oferecer aos professores e professoras conhecimento sobre os riscos ambientais, mudanças climáticas e seus impactos na saúde humana; Favorecer a integração de conhecimentos interdisciplinares; Proporcionar o estabelecimento de relações entre os conteúdos escolares e a realidade dos alunos e do território. Após a formação, também é esperada a integração entre as escolas e os Núcleos de Defesa Civil, além da criação e organização dos Grupos de Defesa Civil Escolar nas escolas que ainda não o possuem, visto que ter a escola como ponto de referência nas ações preventivas de riscos ambientais é fundamental para o gerenciamento de riscos locais.

Conteúdo Programático

Aula 1 - 22/10 - TERÇA-FEIRA
Saúde e Gestão de Resíduos
Apresentação dos principais impactos do descarte irregular de lixo na proliferação de animais vetores e na saúde humana. Gestão de resíduos e maneiras adequadas de descarte e reciclagem.


Aula 2 -24/10 - QUINTA-FEIRA
Riscos Ambientais na Cidade de São Paulo
Panorama sobre o desenvolvimento da Cidade de São Paulo e sua influência para os riscos ambientais enfrentados até o presente. Detalhamento dos riscos hidrológicos e geológicos, com discussão sobre suas causas e medidas de prevenção.


Aula 3 - 26/10 - SÁBADO
Aula de campo - Visita à uma área de risco geo-hidrológico
Atividade para identificação dos fatores desencadeadores das enchentes e deslizamentos de margem de córrego, bem como observação de evidências de instabilidade, como trincas e rachaduras. Identificação de pontos viciados de descarte irregular do lixo e discussão sobre o impacto dessa prática na saúde dos moradores do local.

Aula 4 - 29/10 - TERÇA-FEIRA
Mudanças Climáticas e Educação Ambiental
Apresentação do panorama atual das mudanças climáticas e os impactos já experienciados até o presente. Discussão sobre as principais projeções para o curto, médio e longo prazo e medidas de adaptação e mitigação. A Educação Ambiental, conceitos, ferramentas e suas formas de ação. As causas proximais e distais do desafio das enchentes. O papel da Educação Ambiental na construção de estratégias de ação.


Aula 5 - 31/10 - QUINTA-FEIRA
Oficina de fechamento
Oficina participativa para identificação de atividades práticas e conteúdos escolares que possuem interface com todos os temas discutidos ao longo do curso.
 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

       

 

Coordenação

SME

Parcerias

SMSU/ SMS/ AMLURB e SVMA. 

Sobre

Público: Professores da rede municipal de ensino, preferencialmente professores de Ciências e Geografia
Vagas: 50
Dias: 22, 24, 26, 29  terças, quintas e sábado.
Horário: 19h às 23h
Carga hóraria: 20h
Local: CEU Caminho do Mar
Endereço: Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 5241 - Jardim Lourdes, São Paulo

 

 
Inscrições através da DRE Santo Amaro.

Como chegar no CEU Aricanduva

 

Confira nossas redes socias

 

  •