Curso de Formação de Jovens Empreendedores Socioambientais na APA Bororé-Colônia

topo

Curso de Formação de Jovens Empreendedores Socioambientais na APA Bororé-Colônia

Dia: 19/10 a 14/12, sábados.
Horário: 8h30 às 17h30.

 

Descrição

Curso de formação “Jovens empreendedores socioambientais” das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Bororé-Colônia/ Capivari- Monos e territórios vizinhos (Parelheiros, Marsilac e Capela do Socorro), atividade que contará com recursos financeiros oriundos de uma compensação ambiental aprovada pela Câmara de Compensação Ambiental (CCA) da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SMA) para a APA Bororé-Colônia.

O projeto é conduzido por técnicos da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC|CGPABI|SVMA) com apoio da CEA|UMAPAZ, em parceria com uma rede de agentes, entidades e coletivos que atuam no território das APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.

Objetivo

19/10: Unidades de Conservação de São Paulo e a Hipótese de Gaia
Reflexão sobre transformações sociais, econômicas, culturais e ambientais. Características socioambientais do território das APAs (uso do solo, aspectos ambientais, sociais, econômicos e culturais, fragilidades e potencialidades); Unidades de Conservação (Uso sustentável e Proteção Integral) e bacias hidrográficas - Contextos global, regional e local.
Local: CEU Parelheiros. Visita ao Parque Urbano Nascentes do Ribeirão Colônia e bacia hidrográfica do ribeirão Colônia (bairros Jardim Silveira, Vargem Grande e Colônia)

26/10: O agente socioambiental empreendedor e o turismo sustentável
Vivência dos participantes no sítio Nossa Fazenda, projeto “Acolhendo em Parelheiros”, que desenvolve práticas sustentáveis (turismo sustentável, educação ambiental, alimentação saudável e outras). Os cuidados necessários à alimentação saudável e conservação da natureza. O olhar do jovem na sua formação como agentes socioambientais com visão empreendedora e a construção do Mapa Afetivo.
Local: Nossa Fazenda (bairro: Chácara Santo Amaro)

9/11: Educação, monitoria ambiental e as práticas agroecológicas
Relatos sobre atividades de educação e monitoria ambiental na ótica do turismo sustentável de base comunitária. Práticas de agroecologia e permacultura na região das APAs.
Local: Casa Ecoativa (Ilha do Bororé)

16/11: A diversidade cultural na cidade de São Paulo: Visitando um território Guarani
Visita orientada em territórios Guarani Mbya (na APA Capivari-Monos), buscando a compreensão das relações da comunidade Guarani e a sua interação com outras culturas. No retorno da visita os alunos farão um breve reconhecimento do Parque Natural Municipal Cratera da Colônia.
Local: Aldeia Guarani Tenondé- Porã e Parque Natural Municipal Cratera da Colônia.

23/11: Percepção Ambiental - caminhada da CAE – Casa de Agricultura Ecológica de Parelheiros até o Parque Natural Municipal do Itaim, trilha de interpretação e vivência ambiental no Parque. Vivencia da Pedagogia Waldorf por meio da prática de Agricultura Biodinâmica e seu significado. Diálogos sobre as formas de organização de trabalho e renda, adaptadas ao contexto coletivo (cooperativas, associações, microempresas, etc.) e apresentar relato de empreendedores locais no desenvolvimento de produtos artesanais

30/11: Políticas públicas para a cidadania
A atuação institucional na educação, saúde/saneamento, assistência social, gerenciamento de resíduos sólidos e a importância do trabalho social das cooperativas.
Local: Parque Shangrilá (Grajaú)

7/12: Oficina de sonhos e construção dos planos de ação
Vivências teatrais, por meio de jogos colaborativos, com o objetivo de despertar a vivência coletiva na elaboração dos planos de ação a serem aplicados no território das APAs.
Local: Casa de Cultura de Parelheiros (Parelheiros)

14/12: Perspectivas de realização dos Planos de Ação
Consolidar os planos de ação e apresentá-los à rede local de entidades atuantes no território das APAs, visando a geração de oportunidades de trabalho, renda e desenvolvimento de projetos futuros.


Local: SESC Interlagos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Coordenação

DGUC/ UMAPAZ/ DGPU (SVMA) e atores territoriais (CEU Parelheiros, SESC Interlagos, Centro Comunitário São Pancrácio/ Interkaritas, Pólo Ecoturístico de Parelheiros, Selva SP, SAS Capela do Socorro e Parelheiros (SMADS), Ecoativa, Pequeno Príncipe, Auriverde, Anna Lapine, Biblioteca Caminhos da Leitura, Programa Ligue os Pontos, IMARGEM, Cooperativa de Teatro).

Sobre

Público: Jovens de 15 a 21 anos interessados, que estejam estudando ou concluíram o ensino médio, em situação de vulnerabilidade e que residem na Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Bororé-Colônia e Capivari-Monos e territórios vizinhos (Parelheiros, Marsilac e Capela do Socorro).

Vagas: 30 - Haverá seleção de acordo com o público focalizado

Dias: 19, 26/10 - 09, 16, 23, 30/11 - 07 e 14/12, sábados

Horário: 08h30 às 17h30

Carga Horária: 72h

Local: Território das APAs Bororé- Colônia, Capivari- Monos e territórios vizinhos (conferir o conteúdo programático).

Observação: No ato da inscrição, quem faltar no primeiro encontro, irá perder a vaga.

 

Inscrições até o dia 11 de Outubro

Inscrições encerradas

Confira nossas redes socias

 

  •