Curso de Educação Ambiental e Trilhas Urbanas no Parque Jardim Apurá - Búfalos

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Curso de Educação Ambiental e Trilhas Urbanas no Parque Jardim Apurá - Búfalos

Dia: 3, 10, 17 e 24 de setembro e 1 de outubro, terças-feiras
Horário: 8h às 12h.

Descrição

Curso validado voltada à comunidade escolar e lideranças locais com o objetivo de formar multiplicadores de ações de educação ambiental para agir localmente elaborando atividades e ações que fomentem a reflexão sobre as questões socioambientais específicas do território

Objetivos:
- Conceituar o participante sobre os conceitos de educação ambiental, sustentabilidade e parque urbano, relacionando-os com a legislação vigente, bases curriculares e programas municipais;
- Capacitar os participantes para desenvolverem ações de educação ambiental e sustentabilidade criativas, interdisciplinares e transformadoras, utilizando os espaços públicos e diversos instrumentos como, por exemplo, as trilhas nos parques urbanos;
- Trabalhar a transversalidade e interdisciplinaridade a partir das áreas verdes como instrumento de educação ambiental;
- Incentivar atividades interdisciplinares que valorizem o diálogo, o trabalho coletivo e a resolução de problemas;
- Sensibilizar os educadores para os desafios socioambientais locais do território;
- Estimular o pertencimento e a participação, propiciando que as escolas da região utilizem o parque como espaço educativo.

Conteúdo Programático

1- Conceituação e Legislação em Educação Ambiental e Parques Urbanos/Memória do Parque Jardim Apurá - Búfalos
- Conceituação: meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental com viés emancipatório;
- Legislação – Federal/ Estadual/ Municipal;
- Importância ambiental, potencialidades e os desafios socioambientais do território;
- Histórico do movimento de implantação do Parque e do Condomínio Residencial Espanha.

2- Cartografia Participativa no território
- Território em que vivemos e convivemos: espaços públicos, espaços privados, espaços coletivos, espaços do indivíduo;
- Saída para o território: conhecer o ambiente (natural e urbano) a nossa volta;
- Identificação dos problemas do território relacionados ao meio ambiente: poluição ambiental, sonora e visual;
- Identificação das qualidades do território relacionadas ao meio ambiente: áreas livres positivas, agradáveis e saudáveis;
- Retorno: discussão sobre os problemas e qualidades território e elaboração de um mapa participativo – como identificar e melhorar o território a nossa volta.

3- Escolas e Práticas Sustentáveis

- Práticas sustentáveis no ambiente escolar;
- Transdisciplinaridade e transversalidade: parque como quintal da escola, ferramenta de educação ambiental e espaço educador;
- ODS e o currículo das escolas.

4- Trilhas Ecológicas em Parques Urbanos I
- O papel e o potencial das trilhas ecológicas nos parques urbanos;
- Desenvolvimento de temáticas: resíduos sólidos, compostagem, horta, PANC’s, plantas nativas e exóticas;
- Saída para o território: bosque CEU Alvarenga e/ou Parque dos Búfalos.

5- Trilhas Ecológicas em Parques Urbanos II
- Desenvolvimento de temáticas: fauna, animais domésticos, corpos d’água, Mata Atlântica e a importância das áreas verdes;
- Saída para o território: bosque CEU Alvarenga e/ou Parque dos Búfalos;
- Fechamento, apresentação e confraternização

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

         

Facilitação e Coordenação

Pamela Macedo da Silva - Cientista Ambiental. Professora de Biologia. Mestranda em Análise Ambiental Integrada. Educadora e coordenadora de Educação Ambiental da Divisão de Difusão e Projetos em Educação Ambiental/ UMAPAZ.


Guilherme Iseri Brito - Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade de São Paulo. Coordenador da Divisão de Implantação, Projetos e Obras.


Conrado Vivacqua
- Arquiteto e urbanista, mestre em Culturas e Identidades Brasileiras pelo IEB/USP, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Anhanguera e educador da Divisão de Difusão e Projetos em Educação Ambiental/ UMAPAZ.


Fernanda Luchiari de Lima
– Bacharela em Relações Internacionais e mestranda em Culturas e Identidades Brasileiras pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). Diretora de Divisão de Projetos e Difusão em Educação Ambiental no DEA|UMAPAZ

Sobre

Público: Servidores Públicos da Secretaria Municipal de Educação que atuem no território da Diretoria Regional de Educação Santo Amaro, e que preferencialmente atuem em unidades escolares localizadas no Jardim Apurá; conselheiros ambientais do Condomínio Residencial Espanha; lideranças comunitárias; conselheiros do CADES e demais interessados

Vagas: 50

Dias: 3, 10, 17 e 24 de setembro e 1 de outubro, terças-feiras

Horário: 8g às 12h

Carga Horária: 25 horas (20 horas-aula e 5 horas de trabalho extra-aula)

Local: CEU Alvarenga. Estrada do Alvarenga, 3752 - Balneário São Francisco, São Paulo - SP.

Endereço: Rua Davide Perez, s/n – Jardim Apurá

Certificado: Serão aprovados os participantes que tiverem 75% de presença e apresentarem projeto em grupo de abertura de trilha urbana no Parque Jardim Apurá – Búfalos, propondo roteiro e conteúdos abordados.

INSCRIÇÃO: Através da DRE Santo Amaro

Como chegar na CEU Alvarenga

 

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