Planejamento Ambiental Participativo – Viela da Paz

topo

Planejamento Ambiental Participativo – Viela da Paz

Dia: 27/4 a 18/5, sábados.
Horário: 15h às 18h

Descrição

O Viela da Paz localiza-se na Zona Oeste de São Paulo e compreendia uma área ocupada de aproximadamente 39 mil m² que abrigou cerca de 1331 famílias, muitas em situação de moradia precária e em área com risco de desabamento. Atualmente o território faz parte do Programa de Urbanização de Favelas, atualmente o território está enfrentando transformações com o andamento das obras de pavimentação, abertura de ruas, canalização do córrego, drenagem pública de rede de esgoto, construção de moradias de interesse social, entre outras. Estas mudanças do espaço também geram transformações no modo de vida, na socialização e nas relações que estas famílias estabelecem entre si e com o meio ambiente a sua volta.
Com a expectativa de contribuir para melhoria de vida na cidade como um todo e fomentar uma maior apropriação e protagonismo da população no enfrentamento dos desafios socioambientais de seu território, realizaremos o curso “Planejamento Ambiental Participativo”. Os encontros visam a formação de multiplicadores no território que possam mobilizar a comunidade, através da educação ambiental, em torno destas questões socioambientais como gestão de resíduos sólidos, redução de pontos viciados de descarte de entulho, criação de vínculos e resolução de conflitos, uso e conservação de áreas verdes.
Neste sentido, os encontros deste curso pretendem contribuir para uma visão mais apurada do meio ambiente, incentivando os participantes a diagnosticar problemas e desafios de seu território e estabelecer soluções de modo coletivo e participativo, propiciando a reflexão sobre o exercício da cidadania, buscando autonomia em suas ações e colaborando para a melhoria da qualidade de vida.
Serão realizados 4 encontros de 3 horas cada, envolvendo jogos cooperativos, discussão conceitual, dinâmicas de sensibilização e atividades práticas que facilitarão o entendimento da importância da cooperação e da participação na construção de um plano de ação para o território.
As oficinas sobre planejamento participativo têm como objetivo responder algumas questões centrais, tais como: Qual é a situação? O que queremos conseguir? Como chegar lá?

Sobre o curso

Os encontros pretendem contribuir para uma visão mais apurada do meio ambiente, incentivando os participantes a diagnosticar problemas e desafios de seu território e estabelecer soluções de modo coletivo e participativo, propiciando a reflexão sobre o exercício da cidadania, buscando autonomia em suas ações e colaborando para a melhoria da qualidade de vida.
Serão realizados 4 encontros de 3 horas cada, envolvendo jogos cooperativos, discussão conceitual, dinâmicas de sensibilização e atividades práticas, que facilitarão o entendimento da importância da cooperação e da participação na construção de um plano de ação para o território.
As oficinas sobre planejamento participativo têm como objetivo responder algumas questões centrais, tais como:
• Qual é a situação?
• O que queremos conseguir?
• Como chegar lá?

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

       

Facilitação e Coordenação

Alessandro M. Mazzoni – Biólogo, Mestre em Ecologia (USP), Educador Ambiental na UMAPAZ.

 
Fernanda Luchiari de Lima – Bacharela em Relações Internacionais e aluna de mestrado acadêmico em Culturas e Identidades Brasileiras pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). Atualmente trabalha como Diretora de Divisão de Projetos e Difusão em Educação Ambiental no DEA|UMAPAZ.

Pamela Macedo da Silva - Bacharela em Ciências Ambientais e licenciada em Biologia. Educadora e coordenadora de Educação Ambiental da Divisão de Difusão e Projetos em Educação Ambiental.


Rafael de Camargo Teixeira Santos - Graduando em Ciências Sociais (USP), integrante da equipe da Divisão de Difusão de Projetos em Meio Ambiente da UMAPAZ.
 

 

Sobre

Público: Interessados.

Vagas: 30

Dias:

Sábados:
• 27/04,
• 04/05,
• 11/05
• e 18/05

Horário: das 15h às 18h

Local: EMEI Prof° Antônio Carlos Pacheco e Silva

Endereço: Av João Caiaffa, 90 – Jardim Taboão, São Paulo (Zona Oeste)

Pedestres: Portão 7A.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições: sem necessidade de inscrição

Como chegar no EMEI Prof° Antônio Carlos Pacheco e Silva

 

Confira nossas redes socias

 

  •