Oficinas entre o Urbano e a Floresta

topo

O coletivo Quinta Ambiental, com sua rede de munícipes e atores, todas as quintas durante os últimos dez anos têm compartilhado e debatido diversas temáticas tangentes ao papel e importância da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Cantareira. Este território situado na borda da Cantareira compreende inúmeros bairros e um adensamento populacional de grande relevância socioambiental.
Diante desta importância territorial e da interação entre setores governamentais locais, foi criado um Grupo de Trabalho intersetorial entre PAVS, GCMA, Sabesp, Defesa civil, SVMA e Subprefeitura JT, PEC/SMA para fortalecer e aprofundar as informações produzidas, com a finalidade de ampliar os instrumentos territoriais de proteção e preservação da área.
Esses instrumentos, que incentivam o exercício da cidadania e a intervenção em políticas públicas, serão construídos por meio de cinco encontros que desdobrarão na criação de agendas socioambientais da região do Jaçanã-Tremembé.

 

Conteúdo Programático:

  • 29/08: Apresentação da Agenda Cidadã Ativa: Exposição dos olhares de cada setor neste cenário.
    Horário: 9h às 13h
    Local: Associação Mutirão. Rua dos Filhos da Terra, 944.
  • 19/09: Levantamento dos desafios e causas da região.
    Horário: 9h às 17h
    Local: Associação Mutirão. Rua dos Filhos da Terra, 944.
  • 3/10: Levantamento das consequências e potencialidades da região.
    Horário: 9h às 12h
    Local: Associação Mutirão. Rua dos Filhos da Terra, 944.
  • 17/10: Encaminhamento do plano de ação.
    Horário: 9h às 12h
    Local: Associação Mutirão. Rua dos Filhos da Terra, 944.
  • 7/11: Apresentação dos resultados no Jd. Filhos da Terra.
    Horário: 10h às 17h
    Local: Associação Mutirão. Rua dos Filhos da Terra, 944.

Facilitação:

  • Silmara Ribeiro Marques: Bacharela em Ciências Biológicas (1989), especialista em Controle Ambiental (USP, 1994/95), pós-graduada em Comunicação Social (Casper Líbero, 1995). . Foi membro da equipe técnica que elaborou a Agenda 21: Compromisso de São Paulo (1996). Coordenou o grupo de trabalho "Parâmetros e Qualidade das águas em lagos urbanos na SVMA (1998/99). Participou da elaboração "Questionário de Referência para Elaboração da Agenda 21 Local" (1999). Foi membro executivo do Sistema Integrado de Recursos Hídricos pela SVMA (2001). Foi membro representante da SVMA na Câmara Técnica do Comitê de Bacia Hidrográfica do Tietê (2001). Implantou junto a SABESP e FAU/USP, a Linha Verde - comunicação visual - na área de proteção da Serra da Cantareira. Publicou o" Caderno das águas" pela SVMA/PMSP (2008). Coordenou o comitê local do Jaçanã/Tremembé da Operação Defesa das Águas - PMSP ( 2009 e 2010). Foi membro do Grupo de Trabalho "Sustentabilidade no Gerenciamento de Resíduos Sólidos" do Comitê Municipal de Mudança do Clima e Ecoeconomia (2011) . Foi conselheira no Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - CADES - da cidade de São Paulo (2013). É conselheira ambiental no Parque Estadual da Cantareira e do Parque Urbano Albert Lofgren. É membro do Conselho de Desenvolvimento Sustentável - CADES/JT. É representante do meio ambiente do Governo Local da Subprefeitura do Jaçanã/Tremembé.
  • Fernanda Luchiari: Bacharela em Relações Internacionais (FRB) e aluna de mestrado acadêmico em Culturas e Identidades Brasileiras pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). Atualmente trabalha como Diretora de Divisão de Projetos e Difusão em Educação Ambiental na UMAPAZ.
  • Danilo Pereira Sato: Bacharel em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e mestre em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Atualmente doutorando em Geografia Humana pela FFLCH-USP. Atuação e experiência em planejamento ambiental, governança, geografia política, políticas territoriais e em patrimônio cultural.

Público: Público interessado
Vagas: 30

Dias: 29 de agosto; 19 de setembro; 3 e 17 de outubro; 7 de novembro de 2018

Local: Associação Mutirão. Rua dos Filhos da Terra, 944

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na Associação Mutirão

 

 Confira nossas redes sociais!