Curso ODS e Práticas Criativas para Profissionais Ligados a Área de Educação

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Justificativa
No ano de 2017 em dezembro a Secretaria de Educação do município de São Paulo lançou o currículo para as escolas municipais, feito sob medida e de forma participativa, com isso São Paulo passou a ser a primeira cidade do Brasil a alinhar o currículo à Base Nacional Comum Curricular e para, além disso, relacionando conteúdos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) diretriz das Nações Unidas para um mundo melhor.
O documento vai além dos conteúdos de todas as disciplinas e áreas do saber e traça objetivos de aprendizagem específicos e claros, alinhados com as habilidades. Este fato possibilita uma mudança histórica, pois proporciona aos professores a oportunidade de desenvolver projetos com nas crianças desde a educação infantil questões ligadas a temas voltadas as questões socioambientais e de sustentabilidade.
Considerando este contexto este curso via compartilhar conhecimentos e reflexões relacionadas metodologias e estratégias pedagógicas adequadas à questão da sustentabilidade socioambiental e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tem como objetivo principal propiciar a incorporação de práticas de sustentabilidade ao estilo de vida da comunidade escolar.

Objetivo Geral
Contribuir na formação de professores e educadores que trabalham na incorporação de práticas de sustentabilidade ao estilo de vida da comunidade escolar;

Descrição
Curso de quatro encontros com quatro horas cada. Visa compartilhar conhecimentos e reflexões relacionadas metodologias e estratégias pedagógicas adequadas à questão da sustentabilidade socioambiental e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo na formação de pessoas que possam ser propositores na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no âmbito da escola e ou em suas comunidades e organizações. Tem como objetivo principal propiciar a incorporação de práticas de sustentabilidade ao estilo de vida dos cidadãos, comunidade escolar e ambiente de trabalho.
Serão apresentados conceitos gerais e um breve histórico sobre desenvolvimento sustentável e ferramentas práticas para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Objetivos específicos

  • Propiciar a incorporação de práticas de sustentabilidade ao estilo de vida da população;
  • Compreender as questões ambientais e oferecer estratégicas para contribuir nos desafios do território, comunidade escolar e ambiente de trabalho;
  • Ampliar o repertorio do educador em relação a metodologias criativas voltadas a praticas socioambientais.
  • Promover a troca de experiências que podem ampliar o olhar do professor e cidadão para novas possibilidades no cotidiano escolar ou ambiente de trabalho.

Conteúdo programático
1. O que são ODS?
     a. Agenda 2030
     b. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
     c. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS
2. A integração e a regionalização dos ODS
3. Mapeamento dos impactos da comunidade e/ou organização
4. Definição das prioridades e metas a serem alcançadas
5. Comunicação sobre os ODS
6. Estratégias e metodologias de implementação das ODS

Encontro 01
• Histórico e introdução aos ODS
• Cenário atual: Aspectos sociais, ambientais e econômicos
• Apresentação da Agenda 2030, dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS
• O compromisso das Nações signatárias e a “regionalização” dos ODS
• Dinâmica 01: Correlação entre os ODS
• Impactos das comunidades e organizações
• Dinâmica 02: Mapeamento dos ODS

Encontro 02
• Impacto ambiental
• Crescimento populacional, padrões de consumo e níveis de urbanização
• Pressão por terra, água e alimentos
• Mudanças climáticas
• Iniciativas internacionais, nacionais e municipais

Encontro 03
• Sistemas de infraestrutura urbana e sua correlação com a agenda 2030
• Sistema de mobilidade urbana
• Sistema energético urbano
• Sistemas de abastecimento e tratamento da água
• Agenda 2030 e sua correlação com os sistemas de infraestrutura urbana

Encontro 04
Estratégias e metodologias de implementação das ODS
• Participação social na construção da agenda
• Definição de prioridades
• Definição de metas
• Dinâmica 03: Definição de metas
• Métricas e Indicadores
• Comunicação, relato e disseminação

Bibliografia
BARROSO, Carmen. Metas de desenvolvimento do milênio, educação e igualdade de gênero. Cad. Pesqui, São Paulo , v. 34, n. 123, p. 573-582, Dec. 2004 .
HULME, David. The Millennium Development Goals (MDGs): A Short History of the World’s Biggest Promise. BWPI Working Paper, n. 100. set. 2009.
UDOMBANA, Nsongurua J. The Third World and the Right to Development: Agenda for the Next Millennium. Human Rights Quarterly, v. 22, n. 3, p. 753-787, 2000.
AZZAM, Fateh. Os Direitos Humanos na Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. revista internacional de direitos humanos, p. 23, 2005.
BLANCHFIELD, Luisa; LAWSON, Marian Leonardo. The Millennium Development Goals: The September 2010 UN High-level Meeting. 2010.
https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ 
https://nacoesunidas.org/pos2015/

Facilitação:
Marcelo Nunes: Bacharel em Relações Internacionais na FASM (2007), fundador da Mundo Lúdico jogos para idosos (especializada em jogos para estímulo cognitivo). Empreendedor desde 1995 com experiência nos setores de TI, E-Commerce e Imobiliário em funções de gestão administrativa, comercial e recursos humanos.
Giovana Barbosa de Souza: Mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Padova, na Itália. Especialista em Educação Infantil, Relações Públicas de graduação, Coordena projetos voltados à infância, arte e natureza. Membro do Conselho Deliberativo da Aliança pela Infância no Brasil, membro do Conselho Internacional da Aliança pela Infância, coordenadora de projetos e docente na UMAPAZ – Universidade Aberta de Cultura de Paz e Meio Ambiente, consultora de projetos voltados à Infância, Sustentabilidade e Direitos Humanos.

Coordenação:
Maria Elizabeth Bueno Vasconcellos

Público: Público aberto, professores ou pessoas interessadas em saber mais sobre a implementação dos ODS na sua prática de trabalho.
Vagas: 50

Dias: 5,12,e 19 de setembro; 3 outubro de 2018, quartas-feiras
Horário: 13h30 às 17h30

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).
 

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

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