Fauna Silvestre e Urbanização: caminhos e desafios para uma cidade mais amiga da fauna

topo

Fauna Silvestre e Urbanização: caminhos e desafios para uma cidade mais amiga da fauna.

Dia: 22/9 a 27/10 - quartas-feiras
Horário: 9h às 11h.

CURSO VALIDADO PARA SERVIDORES  

 

 

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

Descrição

Com o objetivo de sensibilizar e informar os servidores públicos com potencial multiplicador e a população de uma forma geral sobre as causas e consequências dos desafios inerentes à convivência humano-fauna, a Divisão de Difusão de Projetos de Educação Ambiental, em conjunto com a Divisão de Fauna Silvestre e o Conselho Gestor do Parque Natural Fazenda do Carmo  apresenta a proposta do curso intitulado “Fauna Silvestre e Urbanização: caminhos e desafios para uma cidade mais amiga da fauna”.
Este curso, ocorrera nos meses de setembro e outubro de 2021, tendo suas aulas realizadas no formato on-line, conduzidas pelos instrutores por meio de exposições dialogadas, a fim de oferecer subsídios para a reflexão dos cidadãos sobre os processos de urbanização em São Paulo e suas consequências para a convivência humano-fauna; abordar as medidas que podem ser adotadas na tentativa de reduzir ou mitigar possíveis impactos negativos à fauna silvestre; trazer à tona os aspectos de corresponsabilidade entre o poder público e a sociedade civil na gestão ambiental territorial, especialmente no que se refere à conservação da fauna silvestre; e indicar e discutir os instrumentos e formas de participação da sociedade civil na gestão ambiental territorial.

Conteúdo Programático

O curso contará com os seguintes conteúdos divididos em seis aulas:
Aula 1. A primeira aula abordará os aspectos do processo de urbanização da cidade de São Paulo, suas causas e consequências no que se refere às relações entre os representantes da fauna e nós.
Aula 2: Discorrerá sobre a biodiversidade de São Paulo, relevância das cidades para a conservação da biodiversidade global e planejamento para construção de cidades biodiversas.
Aula 3: Discorrerá sobre os principais agravos (impactos negativos) que acometem a fauna silvestre na cidade de São Paulo e abordará a adoção de práticas que minimizem tais agravos, visando a conservação faunistica no meio urbano.
Aula 4: A palestra mostrará a interação dos animais silvestres com o meio urbano na cidade de São Paulo, os conflitos e a relação com a população, quais as orientações de nossos técnicos, informações sobre ações do manejo e do atendimento realizado pela Divisão da Fauna Silvestre e o resgate realizado pela GCM Ambiental.
Aula 5: Idéias e sugestões para deixar seu quintal ou varanda mais atrativo e amigavel para fauna silvestre paulistana.
Aula 6. Na sexta aula serão apresentadas e discutidas as formas de participação social, proposição e acompanhamento de políticas públicas e como é possível, por meio da educação ambiental, atuar nas causas mais distais dos conflitos entre nós e as espécies da fauna silvestre do município de São Paulo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

   

Facilitação

Alessandro Mendonça Mazzoni
Anelisa Ferreira de Almeida Magalhães
Fernanda Luchiari de Lima
Luccas Longo
Leila Weiss de Almeida Pedrosa
Leticia Bolian Zimback
Ricardo Gandara Crede

 

Coordenação

Alessandro Mendonça Mazzoni

 

Sobre

Público: O curso tem como público alvo prioritário os servidores da PMSP com potencial pedagógico multiplicador e que se deparam, no exercício cotidiano de suas funções, com desafios relacionados ao contato entre a população e as espécies da fauna silvestre. Especialmente os servidores da educação, da vigilância em saúde e da segurança urbana (defesa civil e GCM Ambiental).

Vagas: 60 para público alvo prioritário, 40 para pessoas interessadas no tema.

Dias: 22/9 a 27/10 - quartas-feiras

Horário: 9h às 11h

Local: O curso será oferecido na modalidade à distância, no formato on-line, utilizando a plataforma Microsoft Teams.

Curso validado: 233 /2021 confira as carreiras validadas aqui

 

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

 

Confira nossas redes socias

 

  •